Pesquisar este blog

sábado, 21 de dezembro de 2013

Morte de PMs: Prisco divulga documento protocolado no MP

Dois mortos e um internado em estado grave. Este é o balanço do Teste de Habilidade Especifica (THE), para ingresso no Curso de Operações Policiais Especiais (Copes) feito por alguns policiais, na noite de terça-feira (17). Quatro soldados passaram mal. Tenente Joserrise Mesquita de Barros Nascimento, da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Cerrado) -este segue internado no Hospital São Rafael, entubado e inconsciente. Soldado Paulo Deivid Capinan da Silva Pedro, da 81ª CIPM (Itinga), já recebeu alta. Já Luciano Fiuza de Santana e Manoel dos Reis Freitas Júnior não resistiram e morreram.
 
Na noite desta sexta-feira (20), foi divulgado o documento protocolado junto ao Ministério Público em reunião realizada por uma comissão formada por três militares da Associação dos Policiais e Bombeiros e seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra). Os promotores Lucélia Lopes, da procuradoria militar, e José Manoel Lemos, coordenador do Grupo de Atuação Especial para Controle Externo da Atividade Policial (Gacep), receberam o grupo na tarde de quinta-feira (19).
 
 
O objetivo do encontro foi, após ato público de caminhada da Praça Municipal até a sede do Ministério Público Estadual (MPE), em Nazaré, protocolar documento solicitando apuração para as mortes dos Policiais Militares durante um Teste de Habilidade Específica (THE), no Batalhão de  Choque, em Lauro de Freitas, na segunda-feira.
 
Os promotores se comprometeram apurar as mortes. “Já foi instaurado inquérito militar para apurar os fatos e nós vamos acompanhar as investigações”, afirmou a promotora, Lucélia Lopes. Durante a reunião, o vereador soldado Prisco deixou claro que não tem reclamações quanto à execução do curso, considerado um dos melhores do país, mas em relação à ausência de equipe técnica médica para emergências. 
 
 
 
“Não tenho o que falar quanto o conteúdo do curso mas, para um curso tão puxado, era necessário ambulância e melhor aparato médico para os militares”, analisou o vereador soldado Prisco. 
 
De acordo com o Comandante Geral da PM na Bahia, coronel Alfredo Braga de Castro, que conversou com o repórter Alessandro Isabel,  a motivação para as mortes estão sendo apuradas. Ele garantiu que o curso pelo o qual os policiais foram submetidos nunca apresentou qualquer tipo de problema e todos os participantes passaram por um teste rigoroso antes de alcançarem a etapa final de resistência.
 
“Designamos o capitão Alexandre, que além de oficial é perito, para conduzir as investigações. Diante do ocorrido não podemos adiantar nada. Nosso curso já está na sexta edição e esse foi o primeiro fato registrado. É um curso de referência internacional com toda a atenção para os aspectos médicos e físicos”, garantiu Castro.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário