Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de junho de 2011

Deputados irão se reunir com comandante dos bombeiros no RJ

Encontro será na Alerj, na tarde desta terça-feira (7), segundo Freixo.

Parlamentares pressionam governo para libertação de bombeiros presos

.



Lilian QuainoDo G1 RJ

Parlamentares irão se reunir com o novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, na tarde desta terça-feira (7), na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), no Centro, para discutir a situação dos bombeiros presos e as reivindicações dos que estão acampados em frente ao prédio. A informação é do deputado Marcelo Freixo (PSOL), que marcou o encontro com o comandante. A assessoria de imprensa do comandante confirmou que haverá uma reunião, mas não informou ainda o local nem o horário.

Freixo é um dos parlamentares que assinaram uma nota de apoio aos bombeiros e decidiram pressionar o governo do estado a acelerar as negociações com os bombeiros e libertar os agentes presos.

Segundo ele, ainda não há um horário para o início da reunião, que será aberta a todos os deputados que quiserem participar. Pelo segundo dia consecutivo, os bombeiros fazem manifestação nas escadarias da Alerj, nesta terça..

Freixo disse que tentará mostrar ao comandante que "a sociedade escolheu o lado dos bombeiros e que o governador Sérgio Cabral tem que entender isso".

Para ele, a assistência jurídica aos presos deve ficar a cargo da Defensoria Pública.

Bombeiros continuam acampados nesta terça


Um grupo de bombeiros continua acampado na escadaria da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Eles garantem que vão permanecer no local até que suas reivindicações sejam atendidas. Pelo menos duas patrulhas da PM fazem o policiamento no local.

Bombeiros fazem protesto na Alerj e mostram contracheque (Foto: Lílian Quaino/G1)



Além do aumento de salário, eles querem a libertação dos 439 colegas de farda que foram presos após a invasão do Quartel Central da corporação, na noite de sexta-feira (3).

“Não sentaremos em mesa de negociações enquanto não forem libertados os 493 colegas presos”, disse o cabo bombeiro Laércio Soares, do 2° G-Mar (Barra). Ele é um dos porta-vozes dos bombeiros que fazem manifestação em frente à Alerj.

Laércio disse que bombeiros que conseguiram escapar de serem detidos estão querendo se apresentar à polícia para serem presos, em solidariedade aos colegas.

Segundo ele, a manifestação ganhará apoio de profissionais de saúde e de educação, que deverão se juntar a eles na Alerj. Bombeiros por sua vez apoiarão os profissionais de educação, que se reúnem na manhã desta terça-feira no Clube Municipal, na Tijuca, Zona Norte do Rio, para decidir uma paralisação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário