Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Ministra pedirá investigação sobre adoção de crianças na Bahia

Cinco crianças foram tiradas dos pais e entregues a famílias de São Paulo. Há suspeita de que uma quadrilha esteja por trás do comércio de crianças.


José Raimundo
Monte Santo, BA


A ministra Maria do Rosário, da secretaria de Direitos Humanos, vai pedir à Polícia Federal que investigue a adoção de cinco crianças que foram tiradas dos pais, no interior da Bahia, e entregues à famílias do interior de São Paulo.

Há suspeita de que uma quadrilha esteja por trás do comércio de crianças pobres.

A denúncia foi feita ontem pelo Fantástico.

Os moradores de Monte Santo, no sertão baiano, estão chocados. Ninguém imaginava que os filhos de Gerôncio e Silvânia foram levados com tanta violência. Primeiro foi uma filha caçula, uma menina de dois meses

Silvânia estava no quarto dobrando roupas, quando dois policiais entraram na casa dizendo que tinham ido buscar as outras crianças, quatro meninos. Eles disseram que era ordem do juiz, depois que ele decidiu tirar dos pais biológicos a guarda dos filhos.

Acompanhe o Jornal Hoje também pelo twitter e pelo facebook.

Silvânia diz que tentou impedir. “Disseram que se a gente impedisse, ia preso. Meu filho mais velho chegou e disse: 'mãe, me esconda. Me esconda que eu não quero ir, não'”, conta a mãe. Gerôncio, o pai dos meninos, trabalhava na roça e. Quando voltou pra cidade, os filhos já estavam longe.

Foi tudo resolvido rapidamente. Em 24 horas, o então juiz de Monte Santo, Vitor Manoel Xavier Bizerra, destituiu o poder dos pais para entregar as crianças a quatro casais paulistas. Ninguém da família dos meninos estava presente, nem o ministério público, o que por lei não pode ocorrer.

Isso foi em junho do ano passado e desde aquela época, o os advogados do Cedeca, Centro de Defesa da Criança e do Adolescente trabalham para trazer as crianças de volta. “O Estatuto da Criança e do Adolescente deixa claro que essas famílias não podem ser condenadas, nem ter seus filhos retirados sobre a justificativa da pobreza, declara Isabela Costa Pinto, advogada.

Dos cinco filhos de Silvânia e Gerôncio, dois estão em Campinas, os mais velhos. Ou outros estão na cidade vizinha de Indaiatuba.

Nesta segunda-feira (15), a repórter Cristina Maia tentou conversar com uma mulher que tem a guarda de um dos meninos. “Houve o devido processo legal ninguém fez nada que não fosse pelo devido processo legal”, comenta a advogada Leonora Steffen Panzetti.

O atual juiz de Monte Santo, Luiz Roberto Cappio, está revisando os processos e já encontrou irregularidades. “Infelizmente eu verifiquei diversas irregularidades, que maculam as concessões de guarda”, declara.

A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos, vai pedir à Polícia Federal que investigue o caso. “Tudo indica que exista uma quadrilha atuando, traficando crianças, e lamentavelmente com algum apoio por dentro do próprio sistema de justiça”, declara.

O Conselho Nacional de Justiça informou que o juiz Vitor Manoel Xavier Bizerra, que determinou a retirada das crianças da casa dos pais biológicos, já está sendo investigado pela Corregedoria Nacional de Justiça por suspeita de envolvimento em um esquema de adoções irregulares na Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário