Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Câmara dá posse a deputados barrados pela Lei da Ficha Limpa, mas liberados pelo Supremo

BRASILIA - Três deputados barrados pela Lei da Ficha Limpa e liberados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) - que adiou a validade da lei para 2012 - foram empossados nesta quarta-feira pela Câmara, sete meses depois da diplomação dos demais parlamentares. Foram empossados o ex-lider do PP João Pizolatti (SC), Magda Mofatto (PTB-GO) e Janete Capiberibe (PSB-AP). Também tomou posse o deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), beneficiado com nova totalização de votos e mudança no coeficiente eleitoral devido à validação dos votos de Willian Dias (PTB-MT), um dos outros sete barrados pela ficha suja em Mato Grosso.


A posse mais festiva foi a de Janete Capiberibe, cassada em 2006 junto com o marido, o senador João Alberto Capiberibe em processo por compra de votos, e que também aguarda liberação do Supremo para tomar posse no Senado. Na eleição passada, além de eleger o filho Camilo governador do Amapá contra o grupo político do presidente do Senado José Sarney(PMDB), Janete se reelegeu para a Câmara, e Capiberibe para o Senado.


Parlamentares de vários partidos aproveitaram a posse para fazer manifestações contra o que chamaram de abuso do poder econômico e político de Sarney no Amapá. No discurso Janete pediu que o STF libere logo a posse de Capiberibe no Senado, já que o seu processo é o mesmo do marido. Um dos que mais comemorou foi o ex-governador do Maranhão, José Reinaldo Tavares (PSB), que fez questão de participar da festa no plenário.


- Tem coisa melhor que isso? Foi uma pancada política para o Sarney. A família se consagrou apesar do seu jugo. Uma demonstração de que o povo do Amapá não aceita a intervenção do grupo Sarney no Amapá - disse José Reinaldo.


- Janete e Capi comeram o pão que o diabo amassou para sobreviver ao poder econômico e político . Na véspera da eleição, Sarney levou Lula para inaugurar um hospital Sarah Kubitiscek sem terminar em Macapá. A eleição da família inteira é um prova de que o coronelismo está no fim - discursou o deputado Abelardo Camarinha (PSB-SP).


Já o deputado José Stédile (PSB-RS) discursou dizendo que se Janete fosse casada com Sarney, já teria tomado posse há muito tempo.

- Agora o Capi vai assumir lá no Senado também. E que se sente em uma cadeira bem em frente à Mesa do Sarney para poder enfrentá-lo - completou.

Em seu terceiro mandato, a deputada Janete Capiberibe e o senador eleito João Alberto Capiberibe foram incluídos como ficha suja, considerados inelegíveis, porque foram condenados por compra de votos na eleição de 2002. Os dois recorreram ao Supremo, pedindo anulação da condenação. Mas acabaram sendo beneficiados com decisão do Supremo de que a Lei da Ficha Limpa só vale para as próximas eleições.


A deputada Magda Mofatto também foi considerada ficha suja por compra de votos. E João Pizolatti, segundo o Ministério Público Estadual, teria ignorado a Constituição ao permitir que uma empresa sua participasse e vencesse licitação para prestar serviços à Prefeitura de Pomerode, em Santa Catarina.


O deputado mato-grossense Nilson Leitão fez questão de tomar posse separado dos demais, para não ser misturado com os três fichas sujas. No discurso ele disse que mesmo sendo ficha limpa, teve que lutar muito para conseguir tomar posse.

- Não sou ficha suja. Como sete deputados do Mato Grosso tiveram os registros indeferidos, por seis votos fiquei de fora do coeficiente - explicou Leitão.


Fonte:http://oglobo.globo.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário