Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Governador do PR pede desculpas por declaração sobre PMs

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), pediu desculpas na última segunda-feira (30) por ter afirmado que um policial com curso superior "muitas vezes não aceita cumprir ordens de um oficial ou um superior".

'PM com curso superior não aceita cumprir ordens', diz Beto Richa

"Acho que foi o primeiro grande deslize que cometi na minha vida pública", afirmou Richa, sobre o episódio.

A polêmica declaração foi dada em entrevista à rádio CBN Curitiba, na última quinta-feira (26), em resposta a críticas sobre o fim da exigência de diploma universitário em direito para ingresso na Polícia Militar do Paraná, e provocou reações indignadas entre os policiais.

Richa disse que a exigência do diploma para o ingresso na PM "demonstrou não ser uma boa iniciativa", porque "desestimula os jovens que querem entrar na polícia [...] e não têm curso superior ainda".

Em seguida, o governador declarou: "Outra questão é a de insubordinação, também. Uma pessoa com curso superior muitas vezes não aceita cumprir ordens de um oficial ou um superior, uma patente maior".

Segunda-feira, também em entrevista à CBN, Richa disse que repetiu um argumento que ouviu de um oficial "sem ter feito a reflexão adequada".

"Cometi um ato falho, fiz uma manifestação que não é o que eu defendo e não é o que eu penso. Estou aqui para me redimir e dizer que tenho um forte compromisso com a PM", disse o tucano.

Richa disse que, tão logo haja a permissão legal, a Academia Militar do Estado oferecerá cursos superiores aos ingressantes na PM, de tecnólogo e bacharel em segurança pública, com diploma de universidade estadual.

A lei que exige diploma de nível superior para ingressar na PM foi aprovada pela Assembleia Legislativa em 2010, mas até hoje não foi colocada em prática.


NOTA DO BLOG

É  lammentavel que em pleno seculo XXI, existem pessoas com pensamentos retrogrados. O nivel superior deveria existir em todo o Brasil para qualquer militar, de AL CFSD  a AL OF, diga-se de passagem a maioria dos novos militares que ingressam nas corporações quando não tem o nivel superior, estão cursando universidade, portanto pensar que ter nivel superior é não aceitar cumprir ordens isso não existe, porque ao ingressar na corporação o militar é preparado ao longo do curso a cumprir as ordens dos superiores (desde que não sejam ilegais), as leis e regulamentos.

Um comentário:

  1. POPULAÇAO PARANAENSE, ESPERA DE NOSSOS DEPUTADOS ESTADUAIS, QUE NAO DEIXE GOVERNADOR BETO RICHA, MEXER OU ALTERAR EMENDA 29, MANTENHA EXIGENCIA DE CURSO SUPERIOR, PARA ENTRAR NA POLICIA MILITAR E CORPO DE BOMBEIROS, GOVERNADOR RETICANDO (NOVAS DESCULPA RIDIGINDO SUAS PALAVRAS): CURSO SUPERIOR, SIM SO PARA OFICIAIS, NAO QUERENDO EVOLUÇAO PMS E CBS. TRISTE PARANA.

    ResponderExcluir