Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Operação padrão da PF atrasa mais de 70% dos voos no Afonso Pena

Até as 13h desta quinta-feira (16), 39 dos 54 voos registraram atrasos.


Ação começou as 5h30 e terminou as 10h50, segundo a Infraero.

operação padrão da Polícia Federal (PF) no Aeroporto Afonso Pena, na Região de Curitiba, provocou cancelamentos em mais de 70% dos voos programados para esta quinta-feira (16). Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), dos 55 voos previstos até as 13h, 39 sofreram atrasos. O procedimento também foi adotado nos aeroportos de Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu.

Policiais Federais do Paraná realizam a operação para reivindicar a valorização da categoria. Esta foi a segunda operação padrão realizada no Afonso Pena desde a mobilização nacional dos policiais federais do dia 7 de agosto. De acordo com o presidente Sindicato de Policiais Federais no Estado do Paraná (Sinpef/PR), Fernando Vicentini, durante a ação as bagagens de todos os passageiros foram revistadas.
 
A categoria reivindica melhores condições de trabalho, mais efetivo e remuneração condizente com a complexidade e o risco de suas funções. Eles aguardavam uma proposta oficial até 31 de julho. A Polícia Federal garantiu que o protesto permanecerá por tempo indeterminado. O governo tem até o dia 31 de agosto para dar uma resposta às categorias quanto a possíveis aumentos salariais para o ano que vem. As reuniões em Brasília já começaram.

O ministro do Trabalho Brizola Neto afirmou nesta quinta-feira (16) que as carreiras mais baixas do serviço público federal, como funcionários de setores administrativos dos ministérios, devem receber proposta de reajuste salarial ainda nesta semana.
 
 
Amazonas

Em Manaus, a operação padrão da Polícia Federal provocou longas filas na sessão de embarque do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e atrasou as emissões de passaportes.

Cerca de 150 servidores da Polícia Federal em todo o estado do Amazonas paralisaram os trabalhos nesta quinta.


Ceará


Os policiais federais do Ceará decidiram manter a greve após assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (16), em Fortaleza. Estiveram presentes membros do Ministério do Planejamento e da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef). A greve foi deflagrada há 10 dias.

Em sinal de reforço à decisão, a PF intensificou uma operação padrão às 14h no Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza. Segundo sindicato da categoria, apenas 30% dos oficiais estão trabalhando - conforme determina a lei. Na próxima terça-feira (21), grevistas e representantes do governo vão se reunir para tentar um acordo


Distrito Federal


O Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, registra filas no embarque e desembarque devido à operação padrão da PF. Segundo a Polícia Militar que está no aeroporto, a fila para o embarque tinha 500 metros às 17h10 desta quinta (16). Ao todo são 550 servidores da PF integram o protesto – 400 policiais e 150 agentes administrativos que inspecionam detalhadamente as bagagens para pressionar o governo para as exigências a categoria.


Espírito Santo


Depois de decidir pela continuidade da greve, a Polícia Federal do Espírito Santo realizou revistas nas bagagens dos passageiros no Aeroporto de Vitória . A fiscalização acontece também com os produtos que chegam aos Portos de todo o estado.

Já a situação nas fronteiras e nas estradas está normal. Nenhum bloqueio nem nenhuma operação é feita pela Polícia Rodoviária Federal depois que o sindicato da categoria firmou acordo com governo de que até o dia 20 de agosto o trânsito não poderia ser prejudicado por conta da greve.

Maranhão


Em greve desde o dia 7, os policiais federais realizaram, nesta quinta-feira (16), uma operação-padrão no Porto do Itaqui, em São Luís. Segundo os grevistas, a operação mostrou a fragilidade da fiscalização no local. Revista rigorosa em porta-malas, cabines de carretas e em mochilas dos funcionários foram feitas pelos grevistas. Em menos de 30 minutos de trabalho, m


Mato Grosso


Seguindo as operações feitas nos estados, a PF de Mato Grosso intensificou nesta quinta (16) a fiscalização no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, e na rodovia BR-364, que liga Cuiabá a Rondonópolis. A ação é uma forma de protesto para melhores condições de trabalho e reestruturação da carreira.
 

Mato Grosso do Sul


No Aeroporto Internacional de Campo Grande, a fiscalização-protesto é feita por 20 policiais federais, que aderiram à greve. Segundo o sindicato dos agentes federais em MS, o documento de cada passageiro é levado o guichê da PF, verificado e devolvido.

A Polícia Federal do estado está parada desde o dia 7 de agosto e, ao todo, são 270 agentes protestando por reajuste salarial por meio de operações padrão.


Minas Gerais


Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, com a greve da Polícia Federal, o número de passaportes emitidos por dia caiu de 50 para cinco. Os agentes apenas atendem quem necessita do documento em casos de urgência e emergência.

Em Uberlândia, a PF e a PRF não estão com a operação padrão em vigor. Ambas estão cientes do assunto, mas não aderiram, ainda, ao movimento.

Em Confins, região metropolitana de Belo Horizonte, policiais federais em greve realizam a operação “Blackout” no Aeroporto Internacional Tancredo Neves fiscalizando minuciosamente as bagagens dos passageiros no embarque. Durante a manhã, os grevistas fizeram assembleia na sede da corporação, no bairro Gutierrez, na Região Oeste de Belo Horizonte, e ficaram reunidos até por volta das 12h.



Pernambuco

Os policiais federais decidiram restringir a emissão de passaportes, em sinal de intensificação da greve iniciada em 7 de agosto. De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Estado (Sinpef-PE), Marcelo Pires, nenhuma proposta foi apresentada pelo Ministério do Planejamento na última reunião, no dia 15. Um novo encontro foi marcado para terça-feira (21).

Já os funcionários das obras da Refinaria Abreu e Lima e da Petroquímica no Complexo Industrial e Portuário de Suape, no Grande Recife, decidiram voltar ao trabalho na manhã desta quinta-feira (16). Em negociação, ficou acertado que os operários vão receber por 70% dos dias parados em que os operários ficara; os outros- o restante será descontado na rescisão do contrato.

Na quarta (15), servidores federais do estado bloquearam ruas no centro da capital em protesto às condições de trabalho e reivindicando reajuste salarial.


Rio de Janeiro


Apesar de estarem em greve há nove dias, policiais federais decidiram realizar entrega regular de passaportes entre quinta (16) sexta-feira (17). O atendimento está sendo feito normalmente nos postos do Aeroporto do Galeão, do shopping Rio Sul e do Leblon, na Zona Sul, e do Via Parque, na Zona Oeste.
 

Rio Grande do Sul


Os policiais estão em greve há nove dias no estado e retomaram a operação padrão no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Os agentes revistam todas as bagagens dos passageiros nos setores de embarque, o que causou algumas filas no saguão.

Por conta da demora, ocorreu uma rápida manifestação no guichê da companhia aérea TAM, com pessoas gritando "respeito".

Em Bagé, no Sudoeste do estado, a Polícia Federal realizou operação padrão pela manhã com vistoria em todos os veículos que passaram pelo entroncamento entre a BR-153 e a BR-293. Os policiais distribuíram material informativo sobre a paralisação do órgão de segurança para a população.



Santa Catarina


Com apenas dois funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os portos de Itajaí e Navegantes não conseguem liberar 14 mil contêineres desde quarta-feira (15). Certificados emitidos pela Anvisa que levavam 48 horas, com a greve dos servidores federais, estão demorando 96 horas para serem liberados. O porto recebe em média 70 navios por mês.
 
 

São Paulo


O Aeroporto Internacional de Cumbica, na capital paulista, também registra filas no setor de embarque. No saguão 1 do aeroporto, a Polícia Federal checa detalhadamente as bagagens de quem embarca nos voos, o que quase paralisa o fluxo dos embarques nesta quinta-feira (16
 
Sergipe

Os servidores da Polícia Federal aderiram à paralisação nacional e entraram em greve nesta quinta (16). A mobilização dos agentes, escrivães, delegados e papiloscopistas foi iniciada no dia 7 de agosto. Eles reivindicam a reestruturação da carreira e pagamento dos salários conforme o nível exigido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário