Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de maio de 2011

FHC é convidado a falar sobre legalização de drogas


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) será convidado a participar de uma audiência pública no Senado sobre a descriminalização das drogas no país. O convite, proposto pela senadora Ana Amélia (PP-RS), foi aprovado há pouco pela Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Dependentes Químicos de Álcool, Crack e Outras Drogas, ligada à Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

"Penso que ele não se furtará de comparecer porque é uma responsabilidade institucional que ele tem sobre o tema. Ele pode nos dar diversas contribuições com a experiência legislativa, do Executivo e a visão global do que ocorre hoje no mundo", disse Ana Amélia.

Fernando Henrique está à frente de uma organização não-governamental que defende a adoção de novas estratégias no combate às drogas, como a descriminalização e a regulação do mercado. Na avaliação do ex-presidente, o atual modelo repressivo fracassou.

O governo discute mudanças na política de combate ao uso de drogas. Para Ana Amélia, o assunto é controverso e, por isso, merece ser discutido com profundidade no Senado. Não há data prevista para a realização da audiência pública.

A subcomissão também aprovou convites para um ciclo de debates sobre a proliferação do crack. De acordo com a Agência Senado, foram convidados o médico psiquiatra Ronaldo Laranjeira, coordenador da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp) ; o presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead), Carlos Alberto Salgado; o coordenador-geral do I Fórum Nacional sobre Aspectos Médicos e Sociais Relacionados ao Uso do Crack, Ricardo Albuquerque Paiva; e o presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conead), Aloísio Antônio Andrade de Freitas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário