Pesquisar este blog

sábado, 14 de maio de 2011

Governo vai contratar guarda-vidas civis caso paralisação continue no RJ


Caso a greve dos Bombeiros do Rio não se encerre até a próxima terça-feira (17), o Governo do Estado vai iniciar a contratação temporária de guarda-vidas civis para suprir a falta de profissionais em postos de atendimento. A informação foi confirmada pelo Secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, durante visita ao Centro de Recuperação de Afogados, em Ipanema, na Zona Sul da cidade, neste sábado (14).

“Se a situação não se normalizar até quarta-feira , configura-se o crime de deserção, já que os profissionais estarão sem trabalhar há sete dias. A partir de terça, se a paralisação continuar, vamos iniciar a contratação de guarda-vidas temporários, faremos como São Paulo faz em épocas de grande movimento, reforçar o contingente com civis”, explicou o secretário.

Na sexta-feira (13), a Justiça decretou a prisão de cinco bombeiros que seriam líderes da greve da corporação no Rio. De acordo com o secretário, um capitão foi preso e outros quatro bombeiros são considerados foragidos, pois não foram encontrados em suas residências.

Segundo o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Pedro Machado, a adesão à paralisação chega a aproximadamente 75% em todo o estado. No entanto, segundo as autoridades, todos os postos de salvamento estão funcionando e possuem profissionais qualificados para casos de emergência.

“É um movimento criminoso e irresponsável contra a população do Rio. É faltar com um serviço essencial. Mas as pessoas podem vir para a praia sem preocupação. Não vamos colocar a população em pânico, como eles estão tentando fazer”, disse Manchado.

O secretário informou que dois Centros de Recuperação de Afogados foram montados. Um em Ipanema e outro em São Conrado, também na Zona Sul do Rio. Os centros funcionarão durante os fins de semana até que o contingente da corporação volte ao normal.

Guarda-vidas
Segundo os autos do inquérito policial militar, os acusados, através de um movimento que, inicialmente, visava buscar por melhores condições de trabalho e melhorias salariais, passaram a promover o incitamento de outros militares, principalmente os bombeiros militares dos Grupamentos Marítimos, a cometerem diversos crimes militares.

Fonte:http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/05/governo-vai-contratar-guarda-vidas-civis-caso-paralisacao-continue-no-rj.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário