Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de março de 2012

Governo diz que Valcke não vem ao Brasil a pedido de Aldo Rebelo

Viagem do secretário-geral da Fifa só acontecerá depois que Blatter se encontrar com presidente Dilma


BRASÍLIA - A viagem do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, ao Brasil na semana que vem foi adiada até que seja marcado um encontro entre o presidente da entidade, Joseph Blatter, e a presidente Dilma Rousseff. O Ministério do Esporte informou, por intermédio de sua assessoria, que a suspensão da visita da comitiva da Fifa foi um pedido de Aldo Rebelo. Em conversa com dirigentes da Fifa, no final da tarde de quinta-feira, Aldo "sugeriu", segundo assessores, que a direção da Fifa adiasse a viagem até o encontro da presidente Dilma com Joseph Blatter. O encontro deve ocorrer na semana que vem, no Palácio do Planalto.

Valcke chegaria ao país na segunda-feira para vistoriar, com membros da Fifa, os estádios de Recife, Rio, Brasília e Cuiabá. Dois dias depois ele se reuniria com Ronaldo e Bebeto, membros do Comitê Organizador Local (COL), mas essa agenda também foi suspensa. A Fifa havia divulgado, no começo da tarde desta sexta, um comunicado avisando sobre o adiamento da viagem de Valcke. O nome de Ricardo Teixeira, que se licenciou da presidência da CBF, mas não do COL, não é mencionado no comunicado.

Em carta enviada nesta semana, Blatter pediu que o encontro com Dilma fosse realizado o mais rápido possível. Nesta sexta, Blatter enviou uma nova carta ao governo brasileiro pedindo mais uma vez que o encontro fosse agendado. A ideia inicial era que ele fosse realizado na semana que vem.

As relações entre a Fifa e o governo brasileira ficaram mais desgastadas na semana passada, quando Valcke afirmou que o Brasil precisava de um chute no traseiro para acelerar as obras para o Mundial. A declaração irritou o governo brasileiro, que, através do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, chegou a anunciar que não iria mais aceitar que Valcke fosse o interlocutor da Fifa no país para tratar do Mundial. Ao mesmo tempo, o secretário da presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, chamou o secretário-geral da Fifa de “vagabundo”.

Valcke acabou pedindo desculpas. Blatter também pediu desculpas e, em carta, pediu uma reunião com Dilma. Elas foram aceitas pelo governo brasileiro, mas o próprio Aldo, em entrevista ao GLOBO, não sabia responder se os atritos recentes iriam afetar a relação do governo brasileiro com a Fifa.

- Só vamos saber depois.

Na mesma entrevista, Aldo disse que não haveria risco de o Brasil deixar de ser a sede da Copa.

- Não houve, não há e não creio que haverá.

Leia a íntegra do comunicado da Fifa:

“O presidente da FIFA, Joseph S. Blatter, escreveu pessoalmente hoje (sexta-feira, 09 de Março de 2012) uma carta à presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, com o objetivo de marcar uma data para a reunião acordada. Tal ato dá sequência à confirmação da reunião feita pelo Ministro do Esporte em sua carta de ontem. Consequentemente, a segunda parte da visita da FIFA e do COL às Sedes de Recife, Brasília e Cuiabá, liderada pelo secretário-geral da FIFA Jérôme Valcke, por Ronaldo e por Bebeto, inicialmente marcada para a próxima semana, agora será reagendada para após o encontro com a presidenta Dilma Rousseff.”





Nenhum comentário:

Postar um comentário