Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de março de 2012

Polêmica com blog resulta em apreensões na Amese

Além de Associação, dois militares foram alvo do mandado
O cumprimento de um mandado de busca e apreensão assinado pela juíza militar substituta Juliana Nogueira Galvão Martins causou desconforto em setores da polícia militar sergipana nesta quarta-feira, 29. A ordem, lavrada em 16 de fevereiro, visava buscar informações sobre suspeitos de gerenciar o blog ‘Capitão Mano’, que tece comentários e críticas sobre o serviço militar, o Governo do Estado e a gestão da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Foram revistadas a sede da Associação dos Militares do Estado de Sergipe (Amese), localizada no bairro Centro da capital, e as residências do capitão Ildomário Santos Gomes e do tenente Lucas Santos Neves. A ação procurou por computadores – incluindo notebooks e tablets –, bem como celulares com acesso à Internet e outros materiais que pudessem reunir conteúdos sobre o blog e seus supostos responsáveis.

Tranquilidade e constrangimento

Segundo o sargento Jorge Vieira, presidente da Amese, o procedimento na Associação ocorreu de maneira pacífica. “Disseram que não era nada pessoal, só um mandado de busca e apreensão. Fiquei sabendo posteriormente que eles estavam fazendo com Ildomário e Lucas”, afirmou. Dois computadores da Amese foram levados pela polícia.

“É claro que é um transtorno, mas estamos tranquilos com relação ao que foi levado”, declarou Vieira. Para o sargento, o maior problema seria administrativo: sem as máquinas, o funcionamento – e o pagamento dos trabalhadores – da Amese ficou dificultado. Mesmo que os computadores sejam substituídos, o sargento atentou que pouco pode ser feito sem os dados contidos equipamentos retirados da entidade.

O capitão Ildomário e o tenente Lucas, entretanto, tiveram outras impressões do ocorrido. “Não tenho blog, não sei como se opera um blog. Querem atribuir a mim a responsabilidade de uma coisa que não fiz em virtude de eu ter adotado certas posturas em minha carreira”, argumentou o capitão.

De acordo com Ildomário, a polícia não encontrou nada em sua casa – mas acabou levando três computadores pertencentes a seus irmãos da casa de sua mãe. Na ocasião, a irmã do militar passou mal e acabou sendo levada para um hospital. “Minha irmã é advogada, levaram o computador com os processos que ela estava estudando. A pressão dela subiu”, contou.

“Me senti um verdadeiro criminoso”, comentou, por sua vez, o tenente Lucas. “Vou completar dez anos na polícia e nunca respondi por nenhum crime, nenhum procedimento. Fui surpreendido por essa medida, que acredito ser totalmente descabida”, disse.

Familiares também acabaram afetados no caso da busca contra o tenente. “Meus pais até agora estão em um estado de nervos que não posso nem descrever”, relatou o militar, que afirmou não possuir nenhuma relação com o blog Capitão Mano. “Eu, inclusive, fui vítima desse blog. Acredito estar sendo alvo de uma perseguição”, expôs. Dois computadores – um pertencente à irmã, o outro à mãe dele – foram apreendidos na busca contra Santos Neves.

Denúncia

De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Militar, o material confiscado está à disposição da Justiça para a análise pericial. “Uma denúncia do Ministério público provocou [a ação]. O mandado de busca foi expedido pela 6ª Vara”, disse uma assessora do órgão.

Para o promotor de justiça militar Jarbas Adelino, o blog Capitão Mano está sendo investigado por infringir regras militares. “É um blog que não tem identificação. O conteúdo contém prática de crimes, como a incitação à insubordinação e a crítica a superiores hierárquicos”, detalhou. Segundo Adelino, a análise do equipamento apreendido vai determinar não só a perícia sobre a identificação da autoria do site como a do material encontrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário