Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de novembro de 2011

BOLETIM DA GREVE DO MARANHÃO AS CATEGORIAS NÃO RECUAM

Deputados Estaduais em greve

O presidente Arnaldo Melo ‘não jogou a toalha’ como era cogitado desde o final de semana. Havia rumores de que ele lavaria as mãos em relação à paralisação dos militares.

Houve até quem afirmasse que ele já teria pronto um pedido de reintegração de posse. Se concedido, seria a permissão para um enfrentamento entre forças do Exército e Policiais na casa do povo, a Assembléia Legislativa.

Ontem à tarde o presidente resolveu que nenhum deputado trabalha enquanto os militares permanecerem na Assembléia Legislativa. As sessões estavam sendo realizadas normalmente, desde que os Militares acamparam na sede do poder legislativo.

Com a decisão do Presidente estão suspensas as sessões ordinárias, sessões especiais e audiências públicas.

Ao propor a decisão, o presidente da Assembléia transfere de vez a responsabilidade para o Governo. O Orçamento para 2012 precisa ser discutido e votado. Se mantivesse a Assembléia funcionando normalmente, Arnaldo poderia se expor a ter que votar o Orçamento sem que seja incluído o reajuste para os militares.

Leia mais em: AL não terá sessões plenárias até que grevistas deixem o prédio do Poder

Triste do poder que não pode

A crise da segurança pública no Maranhão que culminou com a paralisação de Policiais Militares, Civis e Bombeiros fez surgir um outro tipo de bombeiro.

Os verdadeiros Bombeiros só são heróis se tiverem água. Não é possível apagar um incêndio sem água.

Esse é o problema desse outro tipo de bombeiro que tem surgido. Coronéis que nunca se dispuseram a conversar com as entidades representativas dos militares, resolveram se apresentar na Assembléia Legislativa na noite do domingo.

Sem a percepção da realidade, preferiram dar ordens, no mesmo tom usado nas relações entre comandantes e comandados. Não fucionou.

Outros, como o presidente do Tribunal de Justiça, a Procuradora Geral de Justiça, o líder do governo Manoel Ribeiro, que até hoje não voltou de Portugal, todos bombeiros da crise.

O vice-governador, quando no exercício do cargo de Governador, também posou de bombeiro. O problema é que nenhum desses bombeiros tem água. Como apagar o incêndio que é a insatisfação da tropa? O baldinho d´água está nas mãos da Governadora.

A Governadora Roseana Sarney sempre deixou bem claro, enfatizado publicamente, que ela não tem porta-voz e que , portanto, não autoriza ninguém a falar em seu nome. O gesto das autoridades que se preocuparam em pedir pra negociar a crise é digno de louvor. Melhor que a omissão.

A nota abaixo, emitida pelo Presidente da Assembléia - Arnaldo Melo - pelo Presidente do TJ – Jamil Gedeon – e pela Procurada-Geral de Justiça – Fátima Travassos, poderia ser uma nota de desabafo pela incapacidade de serem reconhecidos como representantes de Poderes.

NOTA CONJUNTA

Nós, Deputado Estadual Arnaldo Melo, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado; Desembargador Jamil Gedeon, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, e Procuradora de Justiça Fátima Travassos, Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público, vimos a público esclarecer a toda sociedade maranhense a iniciativa que tomamos na tarde de 28 de novembro de 2011, de mediar e por fim à greve ilegal da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Fomos pessoalmente ao local em que se concentram os grevistas, nos reunimos com as lideranças locais do movimento, oportunidade em que detalhamos o quadro de completa ilegalidade em que estão imersos e sobre as conseqüências penais e profissionais a que estão sujeitos.

Asseguramos que nos prestávamos como avalista do compromisso repetidas vezes anunciado pelo Governo do Estado do Maranhão de retomar as negociações salariais com as categorias tão logo fosse cessada a greve ilegal.

Ressaltamos que é coerente a atitude do Governo do Estado de não retomar qualquer negociação enquanto perdurar a greve, pelo fato da sua completa ilegalidade.

Feitas as nossas ponderações, o comando local da greve nos pediu uma hora de prazo, tempo em que conversariam com o “comando geral”. Em menos disso nos retornaram, negando qualquer possibilidade de cessar a greve ilegal.

Lamentamos, pois, a intransigência dos que, conscientemente, ferem um direito constitucional de cada cidadão. Não é por falta de esclarecimentos de quem opera a lei que eles permanecem na ilegalidade.

Policiais de Lago da Pedra estão no quartel de Bacabal

Depois que paralisaram as atividades em Lago da Pedra, policiais daquela cidade seguiram na noite de hoje para Bacabal. Um grupo de PMs chegou por volta das 21 horas e está acampado no quartel com os demais. Para amanhã é esperado um novo grupo.

O que dizer da nota da OAB?

A paralisação dos policiais militares e bombeiros paralisaram suas atividades e acamparam no prédio da Assembléia Legislativa no dia 23.

O Estado inteiro soube disso. O País inteiro sabe disso. Durante todos esses dias houve manifestação de militares, intermediação de deputados estaduais, ataques de jornalistas aos militares através de blogs, pedido de prisão dos líderes do movimento, só não se viu um posicionamento da Ordem dos Advogados do Brasil

Hoje a Ordem resolveu se pronunciar. Numa nota, a OAB concita as partes a encontrarem uma solução. Veja a nota oficial assinada pelo presidene Mario de Andrade Macieira:

A OAB/MA, Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Maranhão, por sua diretoria, reunida em 28 de novembro de 2011, em defesa da sociedade maranhense e em razão da nítida lesão à segurança dos cidadãos, tendo em vista o tempo já transcorrido, vem a público, diante da paralisação realizada pelos agentes responsáveis pela Segurança Pública em nosso Estado, concitar as partes envolvidas – Governo do Estado e corporações policiais – para que, com a urgência que o caso requer, encontrem uma solução negociada para o impasse, garantindo-se o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.

No presente momento deve prevalecer o equilíbrio e a boa fé, para que o Governo do Estado, de um lado, e os líderes do movimento, de outro, possam assegurar o retorno à normalidade, sem dar lugar a radicalizações indevidas.

A OAB só disse o óbvio em sua nota. Todo mundo que acompanha o caso, espera o mesmo. Poderia acompanhar de perto o desenrolar dos acontecimentos, mas prefere emitir uma nota onde não acrescenta nada.

"Primavera Maranhense": passeata de repúdio ao Governo

Do: blog do John Cutrim

O blog sugeriu e a população despertou: está marcada para esta terça-feira, dia 29, às 15h (ou 3h da tarde), em frente a Assembleia Legislativa (São Luís), a concentração para a grande passeata de protesto que pedirá a saída de Roseana Sarney do comando do governo do Estado. Muitos estudantes, jovens, mulheres e membros de movimentos sociais já confirmaram participação no ato.

Com a paralisação dos policiais militares e bombeiros, que já entra no seu quinto dia sem que haja por parte do governo nenhuma disposição de solucionar o impasse, a governadora Roseana Sarney, do alto da sua intransigência e arrogância e diante do caos e do clima de insegurança que se instalou no Estado, já deu mostras suficientes que não tem mais condições de continuar à frente do governo do estado.

Com sua eleição sob suspeita e que aguarda o julgamento da justiça, acusada de abuso de poder político e econômico, Roseana faz uma administração pífia e vergonhosa no Estado, totalmente estagnada, inoperante e desastrada. E o resultado de tamanho despreparo e incompetência não podia ser outro: o caos que se instalou em todos os setores, principalmente na saúde, educação e segurança, causando muito sofrimento, dor e angústia a população. Para quem prometeu fazer o melhor governo da sua vida, Roseana faz, entretanto, o pior governo da vida dos maranhenses.

Portanto, na grande passeata que será realizada na tarde de amanhã, terça-feira, com saída às 15h em frente a Assembléia Legislativa, todos podem levar suas camisas, faixas, bandeiras e cartazes com a palavra ‘Fora Roseana Sarney’. É hora de fazermos a ‘Primavera Maranhense’ para por fim a oligarquia mais antiga, perversa e retrógrada do país.

Na ‘Primavera Árabe’, que resultou na derrubada de vários chefes de Estado (considerados ditadores), a exemplo do ex-presidente do Egito, Hosni Mubarak, que renunciou em 11 de Fevereiro de 2011, e o da Líbia, Muammar al-Gaddafi, que foi morto em tiroteio após ser capturado no dia 20 de outubro e torturado por rebeldes, as redes sociais foram decisivas e fundamentais nesse processo.

Portanto, é necessário que todos divulguem o máximo possível a passeata através de seus facebooks, twitters, orkuts etc. aos amigos e contatos e os convidem a participar dessa manifestação que ficará na história do Maranhao. Vamos às ruas, vamos à luta, vamos à revolução! É hora de pedir e gritar ‘Fora Roseana Sarney’!

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Proposta paralela à dos militares foi protocolada hoje

Em primeira mão.

Uma proposta de reajuste salarial foi protocolada hoje no Palácio dos Leões.

É uma proposta alternativa. Amanhã divulgarei os detalhes. A proposta recebeu a numeração 20110000079664 e foi protocolada às 16 horas.


Fonhttp://www.louremar.com.br/te:









Nenhum comentário:

Postar um comentário