Pesquisar este blog

domingo, 26 de setembro de 2010

Gays orientam voto de cidadão em marcha

Mobilização - Parada alerta sobre candidatos que são contra os direitos da comunidade

A nona edição da Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) irá colorir as ruas de Belém hoje à tarde. Com o tema: "Vote Pela Cidadania: Diga Não à Homofobia" a coordenação da parada LGBT pretende conscientizar a comunidade a votar de forma responsável. O objetivo é aproveitar o ano eleitoral para chamar a atenção à necessidade de nomear candidatos comprometidos com os direitos da população LGBT. "Vamos aproveitar a marcha para orientar sobre a escolha dos candidatos. É importante votarmos em quem não irá empatar o avanço dos direitos da comunidade", destaca Eduardo Benigno, um dos coordenadores da marcha.

Ele garante que durante a caminhada, além da presença da Polícia Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros haverá uma equipe do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para garantir que não haja campanha partidária durante o evento. "Nossa campanha é a do movimento (LGBT). A marcha é um evento político afirmativo do segmento. Não iremos permitir que políticos oportunistas se infiltrem na caminhada na tentativa de ganhar o ‘pink voto’ (voto cor de rosa, cor símbolo do movimento)", defende Eduardo Benigno. "Ainda existem 78 direitos garantidos aos casais heterossexuais que nos são negados. Lutamos pela aprovação dos projetos de lei que criminaliza a homofobia e que legaliza a união estável homoafetiva", diz.

Os ativistas lembram que a opção por questões políticas sempre esteve presente na Parada. A decisão de assumir uma posição de ação direta política, explica Benigno, foi tomada após o movimento perceber que a população LGBT continuava, apesar das inúmeras campanhas, a sofrer preconceito e violência. A intenção é mostrar a força do grupo na escolha dos próximos governantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário