Pesquisar este blog

domingo, 26 de setembro de 2010

Polícia Militar comemora 192 anos da corporação com apresentações

Homenagem - Coronel Fontoura, que esteve na Guerra de Canudos, é lembrado em desfile

Cerca de 350 policiais militares participaram ontem da cerimônia em comemoração aos 192 anos da Polícia Militar do Pará, na Aldeia Cabana de Cultura Amazônica, em Belém. A solenidade, que acontece todo dia 25 de setembro, homenageia o patrono da organização, Coronel Fontoura, que comandou a PM de 1900 a 1911 e participou da Guerra de Canudos. Estiveram presentes à cerimônia os comandantes militares das três Forças Armadas - exército, marinha e aeronáutica -, além de autoridades do judiciário e da Segurança Pública do Estado.

Das arquibancadas, centenas de pessoas também acompanharam o evento. Durante a cerimônia, 111 pessoas foram agraciadas com a Medalha Coronel Fontoura, destinada a personalidades civis e militares que prestaram serviços relevantes à Polícia Militar. As medalhas foram entregues pelo Comandante Geral da PM-PA, coronel Augusto Emanuel Cardoso Leitão. Entre os homenageados estavam comandantes das três Forças Armadas, desembargador, promotor de Justiça, além de oficiais e praças da corporação. Estudantes e representantes de diversas comunidades prestaram homenagens a PM levando faixas de agradecimento pelos serviços prestados. Alunos do Programa de Equoterapia da PM-PA, fizeram uma demonstração montados em cavalos.

Para o subcomandante da PM, coronel Edvaldo Sarmanho, a maior conquista da corporação este ano foram os investimentos em equipamento e pessoal. ""Há muito o que se comemorar nestes 192 anos, pois recebemos investimentos em equipamentos, viaturas e na qualificação dos profissionais. O aumento do efetivo policial também foi uma grande conquista, pois, só para o interior do Estado serão 800 novos soldados atuando", declarou o subcomandante.

A programação foi encerrada com um desfile Cívico-Militar, com a apresentação de diversos grupamentos da PM. Homens dos batalhões táticos promoveram demonstrações de impacto, com disparos de balas de festim, escaladores descendo dos arcos da Aldeia Amazônica, cães e grupos de resgate, sobrevoo de helicóptero e desfile de viaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário