Concursados que foram aprovados para o certame da Polícia Militar em 2008 estão reunidos neste momento em frente ao prédio da RBA, na avenida Almirante Barroso, no bairro do Marco, em Belém. Com faixas e narizes de palhaço, eles planejam fechar a avenida em protesto contra a demora no início das aulas do curso de formação que, segundo a PM, deveria ter iniciado nesta semana.
>> Confira as imagens exclusivas do protesto
Segundo os concursados, eles já estão devidamente matriculados, mas o curso ainda não começou. Três viaturas da PM já estão no local e oficiais da corporação mantém contato com o comando da Polícia para dar explicações aos futuros policiais e impedir que eles fechem a Almirante. Uma faixa das quatro da avenida está ocupada pelas viaturas da PM. Mais informações em instantes.
SEMANA PASSADA
Com as mesmas reivindicações, cerca de 150 concursados fecharam a Almirante Barroso no sentido Belém-Entroncamento, em protesto ao descumprimento da data de incorporação dos aprovados no concurso realizado em 2008.
Na ocasião, uma viatura da Polícia Militar chegou para desobstruir o trânsito, que foi totalmente paralisado por pessoas que faziam "apitaços", gritavam e carregavam cartazes de protesto. O trânsito só foi liberado totalmente com a chegada de viaturas da Rotam, quase uma hora depois.
“Os candidatos que passaram no concurso foram divididos em duas turmas, o que já não estava previsto. A primeira começou na data correta, em setembro de 2009. E nós, que fazemos parte da segunda, que tem 900 pessoas, deveríamos começar dia 2 de agosto, mas isso não ocorreu. Já é quarta vez que essa data é adiada”, explicou um dos aprovados, que não quis se identificar.
Muitos aprovados foram para interiores como Conceição do Araguaia, Parogominas, Parauapebas, Tucuruí, Abaetetuba e Tailândia para assumirem seus cargos, mas foram barrados ao chegarem aos pólos da Polícia Militar.
“Como é uma exigência que não tenhamos vínculos empregatícios, fomos obrigados a abandonar os nossos empregos. Agora, estamos sem trabalho e muitos estão sem dinheiro até para retornar. Alguns prefeitos estão dando abrigo e comida para as pessoas que estão nessa situação”, diz um dos aprovados no concurso.
Segundo informações recebidas pelos aprovados, a Polícia Militar está preparada para recebê-los, falta apenas uma autorização do governo do Estado. “Não temos nenhuma explicação oficial. A única coisa que falam é que não tem verba para nos admitir. Mas tem dinheiro para adquirir novas viaturas”, questionou outro manifestante.
PM diz que segunda turma só começará em setembro
Procurado pelo DIÁRIO, o assessor de imprensa da PM, Major Vasconcelos, afirma que a segunda turma a ser chamada só deverá iniciar nas primeiras semanas de setembro. "Não afirmamos que a turma começaria ainda em agosto", discordou o major, segundo o qual a PM quer dar as melhores condições para o curso de formação dos aprovados.
"A primeira turma de concursados terminou em julho e os aprovados que ingressarão na segunda turma devem entrar após a formatura dos sargentos, cujo curso está em andamento, para que possam desfrutar de melhores condições des estudo", concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário