Pesquisar este blog

sábado, 21 de agosto de 2010

Dilma já admite vitória no primeiro turno

Embora cautelosa, diante da nova pesquisa do Datafolha, candidata do PT avalia que resultados são o produto de um projeto iniciado há muitos anos. Mas pondera que não pode subir no salto alto

Thomaz Pires

Pesquisa divulgada pelo Datafolha animou a candidata petista Dilma Rousseff, que está 17 pontos à frente do tucano José Serra, e o venceria se a eleição fosse hoje. Neste sábado (21), embora ainda com cautela, a candidata admitiu a hipótese de vencer a eleição no primeiro turno.

"Qualquer vitória que a gente por ventura consiga vai depender da aprovação de um projeto que nós começamos há muitos anos. Isso que pode levar no dia 3 de outubro, às 5h da tarde - fechadas as urnas, começa a contar os votos - a gente ter a perspectiva de ganhar no primeiro turno e, caso não seja isso, ir para o segundo turno e ganhar também", disse a candidata.

Mas questionada sobre o excesso de otimismo, Dilma disse que evitará subir no salto alto. "A pesquisa até agora não está sendo ruim, porque não está dando espaço para o clima de já ganhou. Ela mostra que o programa de TV está indo no rumo certo", disse.

Segundo o levantamento, Dilma distanciou-se de Serra em 17 pontos e chegou aos 47% na preferência do eleitorado. Serra tem 30% e Marina, 9%. Trata-se da primeira pesquisa depois do início da campanha em rádio e TV. No levantamento anterior, feito entre os dias 9 e 12, a petista estava com 41% contra 33% do tucano. Esta é a primeira pesquisa divulgada depois do início da propaganda eleitoral no rádio e na TV.

Balde de água fria
Se o clima já não andava bom entre os partidários da candidatura de José Serra, do PSDB, a pesquisa Datafolha caiu Divulgada neste sábado (21), a pesquisa Datafolha caiu como uma balde de água fria. Durante todo o dia, o candidato foi assediado por diversos jornalistas para comentar o último levantamento sobre a corrida dos presidenciáveis. Irritado com a insistência, Serra repetiu por mais de uma vez a frase pronta: “Eu não comento pesquisa”.

Durante a manhã deste sábado, Serra participou de uma caminhada pelas ruas de Caxias, na Baixada Fluminense, e comentou um tiroteio entre policiais e bandidos no morro de São Conrado, na zona sul do Rio de Janeiro. Desde o início, antecipou que não iria comentar a pesquisa. Entretanto, as declarações recaíram sobre inoperância, segundo ele, do governo em conter a violência e o tráfico na região.

Embora os assessores aleguem que a campanha não está afetada pelos números negativos, Serra mostrou-se disposto em adotar uma postura mais agressiva. Em Caxias, o candidato do PSDB criticou a falta de empenho, na sua avaliação, do governo federal no combate à violência. “O governo federal e o presidente da República precisam se jogar numa luta para combater o problema nas suas bases, no tráfico de drogas e no contrabando de armas," afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário