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sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Educação passa longe da campanha presidencial



Roseann Kennedy*

No dia do professor eu pergunto ao eleitor: você sabe quais são as propostas dos candidatos para a educação no país? E especificamente para a valorização desses profissionais?


É difícil responder, porque o foco das campanhas está tão equivocado, tão pouco propositivo, sem contar que teve todo o imbróglio na apresentação das propostas de Governo que não trouxeram quase nada, que não dá para saber o que cada um sugere.


Eu lembro que, na campanha de 2006, um dos candidatos era considerado presidenciável de um tema só: a educação. Era o senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Mas, pelo menos, ele trazia o tema à pauta e forçava a reflexão sobre essa base. Dá até saudade.


Nesta eleição, as informações são genéricas. Não há um debate estruturante de temas. Em vez disso, a discussão está pautada por questões religiosas, apesar de o Estado ser laico. Está centrada numa troca de acusações e de uma comparação sem sentido entre duas pessoas que nem concorrendo estão: Fernando Henrique e Lula.


É verdade que os dois candidatos, José Serra e Dilma Rousseff, usaram parte da propaganda eleitoral nesta sexta para falar sobre o dia do professor.


Dilma ressaltou que cada um de nós que somos ou fomos alunos sabe o que significa o professor. Uma relação humana e cotidiana. E destacou que não se pode pensar em qualidade de ensino sem falar em qualidade do professorado. Falou o óbvio. Disse que não basta celebrar o mestre, mas valorizar de fato seu trabalho, garantindo educação continuada e remuneração digna.


Serra também disse o óbvio: "Nenhum país do mundo vai para frente se não investir em educação". Fez algumas promessas e, claro, que sugeriu mais um mutirão – desta vez para garantir que todas as crianças cheguem aos oito anos sabendo ler e escrever.


Mas o programa tucano logo deixou a educação de lado para partir ao ataque contra a adversária.


Aliás, em todos os sentidos, educação passa longe dessa campanha presidencial.

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