Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Vox Populi: Dilma tem 51% e Serra, 39%

Edson Sardinha

Pesquisa Vox Populi divulgada hoje (19) pelo portal iG indica que cresceu de oito para 12 pontos percentuais a vantagem da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, sobre o tucano José Serra em relação a levantamento feito na semana passada.

De acordo com o Vox Populi, Dilma lidera com 51% das intenções de voto, enquanto Serra tem 39%. Indecisos somam 4% e 6% disseram que votarão em branco ou nulo.

Considerando-se apenas os votos válidos (excluindo-se os brancos, os nulos e os indecisos), a petista aparece com 57%, contra 43% do tucano. O Vox Populi ouviu 3 mil eleitores entre os dias 15 e 17. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos.

Na pesquisa realizada entre os dias 10 e 11, Dilma tinha 48% e Serra, 40%. Os votos brancos e nulos somavam 6%, e os indecisos, outros 6%. Nessa mesma sondagem, a ex-ministra da Casa Civil totalizava 54% dos votos válidos, e o ex-governador paulista, 46%.

A pesquisa Vox Populi/iG tem o número 36193/2010 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Voto religioso

O Vox Populi também analisou a distribuição das intenções de voto conforme a opção religiosa. Serra lidera entre os evangélicos, com 44%, enquanto Dilma tem 42%. A petista aparece na frente entre os católicos e os ateus. A petista tem 54% contra 37% do tucano entre os católicos praticantes. Entre os não praticantes, 55% declararam preferência pela ex-ministra, e 37% pelo ex-governador. Dilma tem 49% das intenções de voto entre os ateus, e Serra, 36%.

A força do voto religioso tem esquentado a disputa eleitoral. Na semana passada, Dilma assinou uma carta de intenções com líderes religiosos, comprometendo-se, entre outras coisas, a não propor a descriminalização do aborto. Os tucanos acusam a petista de ter mudado de discurso em relação ao assunto desde que se lançou candidata.

A pesquisa também mostra que 89% dos entrevistados declararam que estão decididos a não mudar de voto. Outros 9% afirmaram que ainda podem mudar de candidato. Segundo o instituto, os eleitores da petista estão mais consolidados: 93% disseram que não trocam de candidato. Já entre os de Serra, esse índice é de 89%, segundo o Vox Populi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário