Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Após 18 dias de protestos, Hosni Mubarak renuncia à Presidência do Egito e entrega o poder aos militares


RIO - Menos de 24 horas depois de frustrar expectativas e anunciar que permaneceria no poder, Hosni Mubarak não resistiu a 18 dias de protestos populares e à pressão internacional e, nesta sexta-feira, renunciou à Presidência do Egito, cargo que ocupava há 30 anos. O anúncio foi feito pelo vice-presidente do Egito, Omar Suleiman, na TV estatal. O ex-presidente entregou o poder aos militares. Em todo o país, centenas de milhares de pessoas comemoram a queda do ex-ditador, que deixou o Cairo horas antes de sua renúncia ser anunciada.

Segundo uma fonte militar, o ministro da Defesa do Egito, Mohamed Hussein Tantawi, vai chefiar o Conselho Militar que assume o controle do país após a renúncia de Mubarak. A TV al-Arabiya informou que o conselho vai demitir o gabinete e suspender as duas casas do Parlamento. Um comunicado do Exército deve ser divulgado ainda nesta sexta.

Acompanhe a convulsão no Egito, momento a momento
A trajetória de Mubarak em imagens

Perfil: Hosni Mubarak nunca foi amado pelo povo

Há relatos de que Suleiman também teria deixado o cargo. De acordo com a Constituição egípcia, após o afastamento do presidente, eleições devem ser convocadas em até dois meses.

- Mubarak decidiu renunciar ao cargo de presidente da República - informou Suleiman, acrescentando que Mubarak encarregou o Conselho Superior Militar de administrar "as circunstâncias difíceis que o país está atravessando".

Imediatamente após o pronunciamento de Suleiman, a multidão de manifestantes que voltou a tomar as ruas de diversas cidades nesta sexta explodiu em euforia. Centenas de milhares de egípcios cantavam, choravam e se abraçavam bradando bandeiras do país.

"
O povo derrubou o regime
"
--------------------------------------------------------------------------------
.- O povo derrubou o regime - gritavam os manifestantes na Praça Tahrir, que se tornou o epicentro dos protestos contra Mubarak.

(Veja imagens dos protestos nesta sexta)
Irmandade Muçulmana comemora e ElBaradei diz que é o melhor dia de sua vida

Um dos líderes da pressão sobre Mubarak, o ganhador do Nobel da Paz Mohamed ElBaradei disse que hoje é "mlehor dia" em sua vida.

- Esperamos por esse dia por décadas. Nós todos buscamos trabalhar com os militares para preparar eleições livres e justas. Eu espero um período de transição com o poder partilhado por militares e o povo - disse, se esquivando de responder se vai concorrer à Presidência.

A Irmandade Muçulmana, maior grupo de oposição no país, também comemorou.

- Eu saúdo o povo do Egito e os mártites. Esse é o dia da vitória para o povo do Egito. O principal objetivo da revolução foi atingido - disse Mohamed el-Katatni, ex-líder parlamentar da Irmandade, que agora não é reconhecida como partido.

Em entrevista à GloboNews, o embaixador brasileiro no Cairo, Cesário Melatonio, afirmou que o vice-presidente, Omar Suleiman, também teria renunciado ao cargo. O Itamaraty está elaborando uma nota oficial sobre a queda de Mubarak.

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, que comanda um debate no Conselho de Segurança das Nações Unidas, em Nova York, já foi informado sobre a renúncia do ex-ditador.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará um pronunciamento às 16h30m (horário de Brasília) sobre a renúncia do presidente egípcio.

- O presidente foi informado da decisão do presidente Mubarak de renunciar, durante uma reunião no Salão Oval. Ele acompanhou pela TV a cobertura dos acontecimentos no Cairo por vários minutos - disse o porta-voz da Casa Branca, Tommy Vietor.

Fonte:http://oglobo.globo.com/mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário