Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Tecnologia usada pela PM de São Paulo detecta 400 rostos por segundo


Foragidos, pessoas desaparecidas, indivíduos com passagens pela polícia. Os rostos de toda essa ‘multidão’ já podem ser captados pela Polícia Militar de São Paulo, que adquiriu uma tecnologia avançada para combater o crime.

Os óculos especiais são capazes de captar nada menos do que 400 rostos por segundo e fazer a sua biometria facial. Até veículos roubados podem ser detectados, através da identificação da placa.

A parafernália é capaz de armazenar até 14 milhões de imagens, que ficam armazenadas no banco de dados da PM.

Com um poder de captação impressionante, o aparelho identifica 14 mil pontos do rosto ‘fotografado’, o que permite distinguir diferenças marcantes entre irmãos gêmeos, por exemplo.

A tecnologia é de origem israelense e muito utilizada com fins militares, no patrulhamento de fronteiras. No Brasil, a Polícia Militar testou o sistema durante o show de U2.

Segurança

Ao mirar numa pessoa qualquer na rua, os óculos ‘informam’ se ela tem algum registro suspeito no banco de dados da polícia. Para os especialistas, isso ajuda o policial a se precaver na hora da abordagem. “Isso protege tanto o policial como o próprio cidadão”, disse o major Leandro Pavani.

Esperança

Graças à Copa 2014 e às Olimpíadas 2016, alguns estados brasileiros se viram num beco sem saída e tiveram que começar a investir em segurança pública. É lamentável que a preocupação seja dedicada mais ao estrangeiro do que aos nativos (senão, já teriam adquirido o troço há tempos!). Mas não deixa de ser uma esperança.

Básica ‘lembrança’...

Todo esse indicativo de primeiro mundo na segurança púbica do país não levará a nada, se o portador do aparelho – o policial – não tiver a mesma atenção prestada pelos governos. É bom não nos esquecermos disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário