Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

BOLETIM DA GREVE PM/BM DO CE

“Trazer a Força Nacional não significa ter tranquilidade”, afirmou o presidente da OAB/CE

“Trazer a Força Nacional não significa ter tranquilidade”, afirmou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE), Valdetário Monteiro, na tarde desta terça-feira (3). E completou “tranquilidade é a volta dos PMs ao trabalho”. A informação foi passada durante entrevista exclusiva à Jangadeiro FM.

Segundo o presidente do órgão, a OAB tem participado como mediadora a fim de tentar negociar com a partes envolvidas. Valdetário Monteiro disse ainda que o movimento poderia ter sido evitado.

Negociações

Na noite desta segunda-feira (2), foi feita uma agenda mínima de negociações, que contém reivindicações como anistia geral para os PMs que participam da paralisação, melhor infraestrutura de trabalho, reajuste de vale-refeição, dentre outros pontos.

As reivindicações já foram enviadas ao governador Cid Gomes (PSB). De acordo com Valdetário Monteiro, Cid Gomes entregou uma contra proposta e aguarda retorno dos policiais.

Nota da OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Ceará, emitiu uma nota pedindo o retorno das negociações entre o Governo do Estado e o comando de greve dos policiais e bombeiros militares, nesta terça-feira (3). A Ordem também solicita uma reunião entre a Procuradora Geral de Justiça, Socorro França; o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro; o presidente da Procuradoria Geral do Estado, Fernando Oliveira; e o presidente da Aprospec, capitão Wagner Sousa.

Cuidados

Valdetário Monteiro solicitou que a população tenha cuidado ao sair às ruas. O fechamento do comércio, das escolas, os arrastões e assaltos “tendem a se multiplicar”. E finalizou “Se calcularmos o prejuízo, o custo será muito maior. O objetivo agora é sensibilizar o Governo do Estado e as partes envolvidas para negociar”.

OAB emite nota pedindo reunião entre membros do Governo e comando de greve

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Ceará, emitiu uma nota pedindo o retorno das negociações entre o Governo do Estado e o comando de greve dos policiais e bombeiros militares, nesta terça-feira (3).

A Ordem também solicita uma reunião entre a Procuradora Geral de Justiça, Socorro França; o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro; o presidente da Procuradoria Geral do Estado, Fernando Oliveira; e o presidente da Aprospec, capitão Wagner Sousa.

A nota afirma ainda que os pedidos dos militares é antigo e merece uma análise por parte do governador Cid Gomes, mas que o movimento também compromete a integridade física da ordem pública.

Confira a nota da OAB-CE na íntegra

A Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará (OAB-CE), na condição de mediadora, juntamente com outras entidades, e profundamente preocupada com a segurança da população cearense pugna pela imediata conciliação entre o Governo do Estado e os Policiais Militares e Bombeiros.

Para a solução urgente do conflito, é necessário o prosseguimento do canal de negociação, aberto no dia 31 de dezembro e retomado na tarde desta segunda-feira, 2, com a presença da Procuradora Geral de Justiça, Socorro França; do presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro; do Procurador Geral do Estado, Fernando Oliveira; e do presidente da APROSPEC, capitão Wagner Sousa.

Os pleitos dos militares são antigos, merecendo detida análise por parte do Poder Executivo, pois trata-se de uma categoria imprescindível a manutenção da ordem pública.

Não se pode olvidar, todavia, que a paralisação total das atividades policiais está comprometendo a segurança pública, pondo em risco a integridade física e patrimonial dos cearenses.

A defesa intransigente da legalidade e do estado democrático de direito devem coexistir com a solução pacífica do conflito.




AMC e TJCE paralisam atividades por conta da greve da PM


Com a ausência dos policiais nas ruas de Fortaleza por conta da greve, mais categorias estão paralisando as atividades. No começo da tarde desta terça-feira (3), a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) e o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) também paralisaram os trabalhos. Informações preliminares dão conta de que o Samu também deve parar as atividades.

Os agentes da AMC pararam de trabalhar, alegando não ter condições de exercer as atividades sem o apoio da polícia. Segundo informações do Sindifort, eles estão secando os pneus das viaturas. Já o TJCE paralisou após decisão do presidente, desembargador José Arísio Lopes da Costa, que ordenou que todas as unidades judiciárias de Fortaleza fechem até o fim da greve dos policiais.

Além da AMC, TJCE e dos próprios policiais e bombeiros, as escolas municipais de Fortaleza e os 92 postos de saúde administrados pelo município também fecharam as portas por decisão dos respectivos secretários. Além dos órgãos do governo, muitas lojas e empresas da Capital Cearense também fecharam as portas com medo dos assaltos.


Detran suspende blitze em Fortaleza por conta da greve da PM

A fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) foi suspensa em Fortaleza nesta terça-feira (3), devido à greve dos policiais e bombeiros militares no Ceará. De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Estado do Ceará (Sindetran-CE), Eliene Uchoa da Costa, em entrevista à Jangadeiro FM, não há condições de dar continuidade às blitze sem o apoio da PM.

Ouça aqui: Presidente do Sindetran-CE fala da paralisação das blitze em Fortaleza

A decisão foi tomada na noite desta segunda-feira (2), quando a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) também aderiu ao movimento grevista. Segundo Eliene Uchoa, um ato público em apoio aos policiais será realizado nesta terça-feira (3), a partir das 15h, na 6ª Companhia do 5° Batalhão da PM, no bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza.

Membros do movimento sindical e do movimento popular participam do evento em solidariedade aos grevistas. Uma caminhada também está sendo organizada para esta quarta-feira (4).

Comandante da Operação do Exército não descarta confronto com policiais grevistas

O Comandante da 10ª Região Militar e da Operação Ceará, general Gomes de Mattos, esteve nos estúdios da TV Jangadeiro na manhã desta terça-feira (3) e deu detalhes das ações que serão realizadas em Fortaleza, por conta da greve dos policiais e bombeiros militares. Na conversa, ele não descartou um conflito com os manifestantes aquartelados na 6ª Companhia do 5° Batalhão da PM, no bairro Antônio Bezerra.

O General Gomes de Mattos disse que cabe ao Governo do Estado entrar em acordo com os manifestantes para dar fim ao movimento. Ele garantiu que há um planejamento pronto para a retomada das instalações e das viaturas e que aguarda ordens superiores para colocá-lo em prática. “Ordem dada, missão cumprida”, concluiu o comandante.

Poliamento retomado

Ainda segundo o General, o policiamento ostensivo na Capital cearense deve ser retomado ainda nesta terça-feira (2) pelas Forças Armadas e Força Nacional de Segurança. “O exército está cumprindo um objetivo a cada dia, primeiro era a segurança na festa de Réveillon e agora começa o policiamento ostensivo”, destacou Gomes de Mattos.

Viaturas de segurança

Veículos da Administração Pública e da Polícia Militar, que não foram retidas pelos manifestantes devem ser utilizadas nas operações de segurança. No total, 200 viaturas vão circular por Fortaleza nos três turnos do dia. Serão formados grupos de duas viaturas em cada região, fazendo com que 100 equipes de segurança circulem em cada área. Cada veículo terá quatro homens.

Efetivo

Até o momento, de acordo com o General Gomes de Mattos, 1 mil homens fazem a segurança de Fortaleza. Por volta das 15h desta terça-feira (3), 105 membros das Forças Armadas devem chegar a Capital Cearense, dentre eles 27 fuzileiros navais. Os homens são da cidade de Natal, no Estado do Rio Grande do Norte.

Outros 120 militares serão enviados de Petrolina-PE para reforçar o policiamento na região do Cariri. Com isso, o general acredita que 1.252 homens estarão no Ceará realizando ações de segurança, enquanto os policiais e bombeiros militares estiverem parados.

Faltam rádios de comunicação

Em relação à estrutura oferecida às Forças Armadas para a execução da operação, o comandante disse que está recebendo apoio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS) com orientações e informações precisas para o policiamento. Gomes de Mattos apontou apenas a falta de rádios de comunicação como um dos atrasos na ida das Forças Armadas às ruas.

Ciops funciona normalmente

O serviço do Centro Integrado das Operações de Segurança (Ciops) está funcionando normalmente durante o período de greve. A orientação para que população tenha acesso ao policiamento é por meio do número 190. “Aos poucos a população vai sentir a presença das Forças de Segurança nas ruas”, garantiu Gomes de Mattos.

Ele disse que todos mantivessem a calma e que não ficassem assustados com muitas das informações passadas pelas redes sociais, pois em sua maioria são boatos.

Interior

O policiamento no interior será retomado aos poucos. Segundo o general Gomes de Matos, as tropas devem se deslocar para as principais cidades cearenses aos poucos, assim que as demandas cheguem ao Ceará.

Postos de saúde também recebem ordem para fechar por conta da insegurança

Além das escolas municipais, os 92 postos de saúde de Fortaleza também receberam a ordem para fechar as portas na manhã desta terça-feira (03). A informação foi repassada ao Jangadeiro Online por meio da assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

De acordo com a pasta, a ordem para o fechamento dos postos de saúde, que cuidam da atenção básica, foi da secretária municipal de Saúde, Ana Maria Fontenele. Apesar disso, hospitais que atendem casos de urgência e emergência continuam atendendo à população cearense.

Greve

Policiais e bombeiros militares de Fortaleza e de várias cidades do interior paralisaram as atividades desde a última quinta-feira (29) para reivindicar, dentre outras coisas, aumento salarial de 80% até 2015 e anistia aos militares que participam do movimento.

Com a greve, bandidos aproveitaram a vulnerabilidade na segurança para realizar diversos arrastões nas ruas e avenidas da Capital Cearense. O Jangadeiro Online vem recebendo diversas denúncias de assaltos em diferentes pontos da cidade.

Escolas municipais de Fortaleza fecham as portas por conta da insegurança

Escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza foram orientadas, pela Prefeitura, a fecharem as portas, por conta da onda de insegurança pela qual a cidade passa, devido à greve dos policiais e bombeiros militares. A informação foi repassada pela Secretaria Municipal de Educação (SME).
De acordo com a pasta, no bairro Quintino Cunha, a E.M.E.I.F José Carlos da Costa Ribeiro já fechou, por conta de haver muitos traficantes nas redondezas. Professores e funcionários, inclusive, teriam precisado da ajuda de guardas municipais para conseguirem sair do colégio.

Greve

Policiais e bombeiros militares de Fortaleza e de várias cidades do interior paralisaram as atividades desde a última quinta-feira (29) para reivindicar, dentre outras coisas, aumento salarial de 80% até 2015 e anistia aos militares que participam do movimento.

Com a greve, bandidos aproveitaram a vulnerabilidade na segurança para realizar diversos arrastões nas ruas e avenidas da Capital Cearense. O Jangadeiro Online vem recebendo diversas denúncias de assaltos em diferentes pontos da cidade.

Na manhã desta terça-feira (3), lojas do Centro, da Avenida Monsenhor Tabosa, dos bairros Aldeota, Meireles, Montese, dentre outros locais estão baixando as portas com medo da onda de arrastões. No Centro, homens do Exército fazem a segurança.

Fonte:http://www.jangadeiroonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário