Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Bebê nasce em vaso sanitário do PSM


Em Ananindeua - Mãe adolescente dá à luz no banheiro após ficar sem atendimento médico

FILIPE SANCHES

Da Redação

Sem atendimento médico, uma adolescente de 14 anos de idade deu à luz um bebê prematuro no banheiro do Pronto-Socorro Municipal em Ananindeua. A criança, com pouco mais de um quilo, caiu dentro do vaso sanitário do PSM da Cidade Nova VI ainda envolvida na placenta. A adolescente estava sozinha no local e acreditou que o filho, dentro do sanitário, estivesse morto. O bebê foi retirado do vaso por um motorista, funcionário do PSM, instantes depois de ter nascido. O parto prematuro ocorreu às 7h30, no momento em que as equipes de plantão eram trocadas. Segundo a mãe da adolescente, Márcia Cristina Borges, e testemunhas que estavam no posto, não havia médicos. O primeiro a chegar, um traumatologista, socorreu a adolescente e a criança, que precisou receber oxigênio para sobreviver, instantes depois do nascimento.

Em nota encaminhada ontem à redação, a Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua deu outra versão aos fatos, informando que dois médicos estavam no posto no momento do parto, um deles, um pediatra. Ouvido pela reportagem, o pediatra Gerson Souza Júnior, o único no PSM da Cidade Nova VI na manhã de ontem, afirmou que não estava no local no momento do nascimento da criança e que foi chamado por conta do incidente. Diz a nota: "A Secretaria Municipal de Saúde informa que às 7h40 deste domingo a paciente deu entrada na Unidade de Urgência e Emergência do Cidade Nova VI. Ao contrário da denúncia, ela foi atendida no tempo padrão de consulta. Porém, a paciente - que alegava sentir dores - precisou ir ao banheiro antes da consulta e entrou em trabalho prematuro de parto em seguida. Na mesma hora ela foi acolhida por dois médicos, um pediatra e outro traumatologista, que a auxiliaram na hora de ter o bebê. Às 13h, mãe e filho foram encaminhados para a maternidade da Beneficente Portuguesa. Ambos os pacientes passam bem".

O médico pediatra Gerson Souza Júnior informou ainda que, ao chegar ao PSM, a adolescente e o filho já haviam recebido os primeiros atendimentos. O bebê foi aspirado e secado e o cordão umbilical que o ligava à placenta foi grampeado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário