Pesquisar este blog

sábado, 15 de janeiro de 2011

'Operação pela Paz' reduz crimes a menos da metade


A Polícia Militar divulgou ontem, na sede do Comando Geral, o balanço da “Operação Pela Paz”, realizada no último final de semana. A operação integra diversos órgãos estaduais e municipais no combate e prevenção à criminalidade. Ainda na manhã de ontem teve início a nova etapa da “Pela Paz”, que acontece até amanhã.


A apresentação dos dados foi feita pelo comandante do Policiamento da Capital, coronel Daniel Borges Mendes. O major Leno Carmo, da assessoria de comunicação da Polícia Militar, informou que a “Operação Pela Vida” atua em quatro frentes, uma delas é a “Operação Hypnos”, realizada em parceria com a Polícia Civil.


O objetivo é fiscalizar bares, boates e casas de show sem documentação legal, detectar a presença de menores e coibir o tráfico de drogas nestes locais. “Na semana passada foram fiscalizados 205 bares e 105 fechados pela Polícia Civil que atua conjuntamente com a Polícia Militar”, ressaltou o major.


Outra etapa foi a “Operação Saturação”, realizada nas “áreas vermelhas”, ou “hot spot”, como denomina a polícia. Nesses pontos a presença dos efetivos policiais é maior. Os números dessa etapa da operação não foram divulgados, pois a Polícia Civil, responsável pelos procedimentos, ainda não totalizou o total de ocorrências registradas.


A Operação Barreira foi a primeira a ser iniciada. Começou ontem pela manhã na avenida Visconde de Souza Franco, no bairro do Umarizal, e se estendeu a outros pontos da capital.
Esse trabalho, afirma o major Leno, é realizado em conjunto com o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) e Companhia de Transportes de Belém (CTBel). “O objetivo é coibir os assaltos a ônibus, vans e táxis. É por isso que a integração de órgãos do Estado e do município são importantes”, enfatiza o oficial.


Segundo o delegado geral adjunto da Polícia Civil, Rilmar Firmino, as operações integradas terão apoio de policiais civis dos bairros envolvidos e vão contar com um grande efetivo nas delegacias e seccionais para os procedimentos necessários.



Nenhum comentário:

Postar um comentário