Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Conselho do MT investiga psiquiatra suspeito de vender atestados a policiais

O esquema foi mostrado no último domingo (23), no Fantástico. Uma policial disfarçada procurou o doutor Ubiratan em busca da documentação irregular. Ele psiquiatra nega todas as acusações.

O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso abriu investigação contra o psiquiatra suspeito de vender atestados médicos para policiais. A denúncia foi exibida no último domingo (24), no Fantástico.

A conduta do psiquiatra Ubiratan de Magalhães Barbalho revoltou os integrantes do Conselho Regional de Medicina.

“As imagens exibidas no Fantástico demonstram uma gravidade muito grande da parte de falta de ética do profissional”, afirmou Iracema Queiroz, do Conselho.

Uma sindicância foi aberta para investigar a ação do médico, que pode ter o registro suspenso temporariamente na semana que vem.

"Essa é uma medida que visa à proteção da sociedade, do paciente e, às vezes, até do próprio profissional", declarou a Iracema.

O esquema de venda de atestados médicos para policiais foi mostrado no último domingo (23), no Fantástico. Uma policial disfarçada, a serviço da corregedoria da PM, procurou o doutor Ubiratan em busca da documentação irregular.

PM: O senhor deve atender bastante policial?
Médico: Demais. Militar, mais militar. Fiquei famoso!
PM: Senhor?
Médico: Eu fiquei famoso no meio militar. Os coronéis me amam!
PM: Por quê?
Médico: Porque os militares vêm aqui pegar atestado comigo.

As suspeitas começaram depois que o médico emitiu, só no ano passado, mais de 90 atestados por problemas psiquiátricos a PMs que respondiam a processo administrativo ou mantinham uma atividade extra, como bicos ou cursos.

Médico: Você precisa de uns 60?
PM: É, eu precisava de uns dois meses.
Médico: Então, é por isso que eu vou pedir 120.

Nesta segunda (24), a equipe de reportagem do Jornal Nacional voltou ao consultório do Dr. Ubiratan. Ele estava trabalhando normalmente e aceitou gravar uma entrevista.

O psiquiatra nega todas as acusações. “Eu não tenho bola de cristal para saber o que as pessoas vão fazer. Aqui na minha sala, nós temos liberdade de conversar o que quiser”.

O Ministério Público também vai investigar o médico. “O médico pode eventualmente responder por crime contra a administração pública e eventual falsidade ideológica", afirmou o promotor Gustavo Dantas Ferraz.

O comandante da PM de Mato Grosso informou que os policiais comprovadamente envolvidos na fraude serão expulsos.

Fonte:http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/01/conselho-do-mt-investiga-psiquiatra-suspeito-de-vender-atestados-policiais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário