Pesquisar este blog

sábado, 20 de março de 2010

Deputados discutem desenvolvimento do Marajó


O desenvolvimento sustentável com maiores investimentos para a região do Marajó esteve na pauta de discussões da sessão especial desta quinta-feira (18/03), na Assembléia Legislativa do Pará, a pedido do deputado Cássio Andrade (PSB). Entre as reinvindicações destacadas pelos oradores estão a extensão da energia de Tucuruí para os municípios do Marajó, através de um ‘Linhão’; implantação de hospital regional de Breves e os hospitais municipais de Bagre e Melgaço; e a proposta de transformação da Região em Território Federal do Marajó em tramitação no Congresso Nacional.
“Conseguimos perceber que existem sim formas de investimentos do Estado e da União para se solucionar os graves problemas sociais dos municípios para desenvolver a região, e retirá-la da condição de ter uma população com um dos menores índices de desenvolvimento humano do Brasil”, avaliou.
Energia
Para Andrade, o projeto do Linhão levando energia para o Marajó previsto para ser estendido até 2011 é fundamental para isso. Pelo projeto, que está sendo efetivado pelo governo federal, a energia de Tucuruí será repassada pela subestação de Cametá para Breves, que em seguida distribuirá para os demais municípios da ilha.
Saúde
Para o presidente Domingos Juvenil (PMDB), a construção do Hospital Regional de Breves, que se encontra atrasado, “praticamente vai atender quase todo o Marajó, e o nosso empenho será a partir de agora acelerar a conclusão das obras e a implantação do hospital, para que ele venha promover o atendimento médico hospitalar de alta e média complexidade naquela região”, garantiu.Projeto de desenvolvimento
A diretora da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó, Consuelo Castro, destacou ainda a necessidade de garantir recursos para a implantação do projeto de desenvolvimento Territorial do Marajó, de maiores investimentos nas áreas de turismo e de infra-estrutura, principalmente na questão dos transportes.
“A maioria das ações do plano são ações estruturantes, como reestudar a transmarajoara, a hidrovia do Marajó e a questão da comunicação - que foi a única questão que avançou”, destacou. Para ela, entretanto, tudo isso requer recursos financeiros, que precisam da mobilização da bancada federal para incluir no orçamento vindouro da União.
Participaram da sessão, agregando ainda outras propostas, que serão remetidas, depois da sistematização, para os órgãos do governo federal e estadual; o prefeito de Breves, Sharon Leão, que pediu apoio para o aumento do efetivo policial e uma política de incentivo fiscal para beneficiar o turismo, às empresas de transportes; e o vice-prefeito Getúlio Brabo, de São Sebastião da Boa Vista, que defendeu em seu discurso a implantação da Base da Marinha do Brasil na região.
Na sessão estiveram presentes, colaborando com propostas, os deputados Miriquinho Batista (PT), Bira Barbosa (PSDB), e Adamor Aires (PP); e os nove vereadores de Breves. Paulo Acatauassu, representante da Federação de Agricultura do Pará, falou sobre a realidade sócio-econômica da região e a representante da Secretaria de Educação do Estado, Socorro Lopez, discorreu sobre os projetos desenvolvidos na área de educação ambiental na ilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário