Pesquisar este blog

sábado, 6 de março de 2010

Jovens eleitores começam a procurar o alistamento eleitoral em Belém


Cerca de 350 pessoas vão diariamente à Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) para fazer o alistamento eleitoral ou regularizar a situação na Justiça Eleitoral. O prazo para tirar a 1ª via do título de eleitor, para transferir o domicílio eleitoral ou fazer revisão de dados cadastrais encerra-se no dia 5 de maio. Mas, para quem precisa tirar a 2ª via do título eleitoral o prazo vai até o dia 23 de setembro. O CAE fica na travessa Pirajá, entre as avenidas Marquês de Herval e Visconde de Pirajá, no bairro da Pedreira e o horário de atendimento é das 8 às 13 horas.
Segundo explica o coordenador da CAE, Wladson Santos, a medida que se aproxima o prazo final para as pessoas retirarem os títulos de eleitores, mais aumenta a procura no órgão. De acordo com ele, o prazo iniciou-se em novembro de 2008 e até o ano passado eram atendidas em torno de 150 pessoas por dia. Esse ano, mais que dobrou o número de atendimentos, saltando para cerca de 350 pessoas.
Wladson explica também que moradores de todos os bairros de Belém, exceto do distrito de Icoaraci, podem se dirigir ao CAE. No órgão são feitos procedimentos eleitorais relativos a dez zonas eleitorais, as 1ª, 28ª, 29ª, 73ª, 76ª, 77ª, 95ª, 96ª, 97ª e 98ª. Já da zona eleitoral de Icoaraci (30ª), os eleitores devem se dirigir ao cartório eleitoral daquele distrito, que fica na rua Manoel Barata, em frente ao Fórum de Icoaraci.
O alistamento eleitoral (1ª via) pode ser feito também pela internet. Mas, isso não exclui a obrigação da pessoa comparecer ao CAE. O site deve ser acessado pelo eleitor ou futuro eleitor no endereço www.tre-pa.gov.br. Ao abrir a página é só acessar o link "Título net" e preencher o cadastro. Ao final do preenchimento será emitido um número de protocolo, além de ser informada a data em que a pessoa deverá comparecer ao CAE para receber o seu título de eleitor e regularizar sua situação junto a Justiça Eleitoral. O atendimento é mais rápido quando o usuário já fez o cadastro pela internet.
Ana Alves Rosas, de 17 anos, fará 18 anos neste mês e como passou no vestibular da Universidade Federal do Pará (UFPA) para o curso de Odontologia, esteve ontem no CAE para receber seu título. Ela conta que fez o cadastramento pela internet e que isso facilitou o seu atendimento. Ana chegou ao órgão às 8 horas e por volta das 10 horas já estava com o seu título de eleitor nas mãos. "A votação já será obrigatória para mim este ano e eu também preciso desse título para fazer minha matrícula na UFPA", disse a caloura, que foi informada pela mãe sobre o atendimento pela internet.
Elions Teófilo Pinto, de 18 anos, também está tirando a primeira via do título de eleitor e chegou cedo, ontem, ao CAE. "Eu cheguei às 7h30, e peguei a senha número 40. Mas, tive que ir em casa pegar o meu certificado de alistamento militar e quando voltei peguei a senha número 93", disse Elions, que está ansioso para votar na próxima eleição. "Apesar de sermos novos, ainda, acho importante participarmos dessa escolha para ver se o país melhora", disse Elions. Por volta das 10 horas, já estava na senha de número 74.
DEMORA
Já o comerciário Célio Mendes, de 42 anos, foi até o CAE para tirar a segunda via de seu título de eleitor. Ele conta que foi assaltado e que aproveitou a folga do trabalho, na manhã de ontem, para retirar novamente o documento.
"Espero conseguir sair daqui com meu título. Mas só poderei esperar até às 11h30 porque tenho que apanhar meus filhos no colégio, ainda, antes de começar a trabalhar, às 14 horas", disse o comerciário. Ele e alguns usuários reclamaram, ontem, da demora no atendimento. Houve um momento em que apenas dois dos 14 guichês estavam com funcionários fazendo atendimento.
Após algumas reclamações, Wladson Santos deslocou outros funcionários para o atendimento e o serviço foi normalizado. De acordo com o coordenador do CAE, três funcionárias faltaram, ontem, porque estavam doentes, mas ele assegura que o atendimento é ágil no órgão, embora a procura tenha aumentado bastante.
Retirada de CPF e passaporte fica impedida sem o título de eleitor
Para retirar a primeira via do título de eleitor, a pessoa só precisa levar um documento de identidade (carteira de identidade, carteira de trabalho ou certidão de nascimento) e um comprovante de residência. Os homens precisam também levar o certificado de alistamento militar ou a carteira de reservista. O documento é emitido ao final do atendimento. O coordenador do CAE, Wladson Santos, avisa que a carteira nacional de habilitação (CNH) e o passaporte não são aceitos como documentos de identificação porque não possuem dados completos sobre a pessoa.
Santos explica também que os adolescentes de 15 anos, que farão 16 anos até o dia 3 de outubro, também podem tirar o título de eleitor. Ele lembra que a votação para quem tem entre 16 e 18 anos incompletos é facultativa, mas se o adolescente quiser pode exercer a sua cidadania e se alistar para votar na próxima eleição. Os documentos são os mesmos exigidos para as demais pessoas.
Quem tiver acima de 18 anos ou estiver com o título de eleitor cancelado e perder o prazo para regularizar sua situação (5 de maio) ficará com algumas restrições, como o impedimento de retirar ou regularizar o CPF e o passaporte; se forem aprovados em concursos públicos não poderão tomar posse; não poderão fazer empréstimos em financeiras e se passarem no vestibular não poderão fazer a matrícula. Para quem tem acima de 19 anos (alistamento tardio), ainda é aplicada multa de R$ 3,51 por cada turno não votado. Para quem tem entre 18 anos e 19 anos incompletos não há a aplicação de multa.
Fonte: Oliberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário