Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Aprovado reajuste de aposentados com recursos do pré-sal

Rodolfo Torres

Parte da base do governo na Câmara se juntou à oposição nesta quarta-feira (24) para aprovar uma emenda, apresentada pelo governista Márcio França (PSB-SP), que reajusta as aposentadorias acima de um salário mínimo.
De acordo com a emenda aprovada, 5% dos recursos de combate à pobreza do Fundo Social do pré-sal vão para esses dependentes da Previdência Social. A Casa também concluiu nesta noite a votação do PL 5940/09, que cria o Fundo Social. A matéria vai ao Senado.
O governo chegou a apresentar uma emenda para tentar substituir a que reajustaria as aposentadorias acima do mínimo. No entanto, a base aliada acabou derrotada ao apresentar uma emenda que apenas previa que 5% do fundo iria à Previdência Social, sem detalhar como os recursos seriam aplicados.
O deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) afirmou que o governo quis “iludir” e, por essa razão, perdeu. “Nem sua base votou.” “Essa emenda iria prejudicar o aposentado”, resumiu o líder do DEM, Paulo Bornhausen (SC).
O deputado Sílvio Costa (PTB-PE), aliado do governo, não poupou críticas ao líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP). Costa chegou a classificar a emenda como uma “afronta” à inteligência dos parlamentares.
Por sua vez, Vaccarezza explicou que a emenda foi construída em parceria com o relator da matéria, Antonio Palocci (PT-SP), e com o próprio Márcio França, autor da emenda anteriormente aprovada. “Houve posição de governo. O governo não tem nenhum compromisso com a emenda aprovada antes.”
Vaccarezza aproveitou para rebater os ataques dos oposicionistas. “Não estamos fazendo o debate do salário do aposentado. Estamos debatendo o pré-sal”, afirmou o petista, destacando que a política de reajuste das aposentadorias ao atual governo é superior à inflação.
“Nós não temos dívidas com os aposentados. Dívidas com aposentados têm aqueles que vem fazer discurso fácil”, reforçou o líder governista, argumentando que aumento de aposentados devem necessariamente constar na peça orçamentária.
Fonte: Congresso em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário