Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Policiais contrabandistas são procurados pela PF

Foi através de uma denúncia para a superintendência da Polícia Federal que cerca de 10 homens da PF conseguiram chegar a um depósito localizado na rua do Mangue, na estrada do Outeiro, em Belém. No local foram encontradas várias mercadorias como roupas, CDs, DVDs, cigarros, garrafas de whisks, entre outros objetos que teriam vindo contrabandeados de navio do Suriname. Tudo é avaliado em R$ 600 mil.

Segundo o chefe de operações da Polícia Federal, Vitor Veloso, o galpão onde as mercadorias foram encontradas era usado como “fachada” para a venda de camarão rosa. No local, foram encontrados três carros, sendo que dois deles pertencentes a policiais civis (seriam alugados pela polícia). Dentro desses veículos foram encontrados coletes, munições, a folha de ponto de um dos policiais e distintivos. “A gente acredita que esses carros pertencem aos policiais, já que suas identificações foram encontradas dentro deles”, explica Uallame Machado, delegado da Polícia Federal, que estava à frente da operação.

A ação começou por volta das 16h de ontem. Agentes da PF foram até o local denunciado e fizeram o cerco. Foi necessário pedir apoio a outros federais, já que havia cinco pessoas dentro do galpão. Enquanto os agentes aguardavam a chegada de mais federais, o local era monitorado.

A equipe do DIÁRIO DO PARÁ acompanhou a ação da PF com exclusividade. No momento em que o reforço chega até a rua do Mangue, o chefe de operações autoriza a entrada dos agentes no estabelecimento. Contudo, ao avistarem os policias federais, os cinco homens, inclusive os policiais civis, que estavam no local, fugiram pelos fundos que dá acesso ao rio Maguari.

Duas pessoas que estavam no terreno onde fica o galpão foram detidas. Três carros foram abandonados: um Palio Fire azul, dois Sienas cinza e um Fiat Strada. Escondido atrás do galpão, a PF encontrou uma caminhão, cuja carroceria estava cheia de “muamba”.

Com a aglomeração de pessoas na frente do local, foi necessário o apoio de policiais militares da 8ª ZPol para manter a ordem no local. A Corregedoria da Polícia Civil foi acionada e junto com a Polícia Federal iniciaram uma perícia nos carros abandonados. Marlise Tourão, delegada da Decrif, disse que vai abrir procedimentos administrativos. “Existem indícios de que policiais civis estão envolvidos. Por isso, estamos fazendo o levantamento no local”.

Um parente do proprietário do galpão chegou a pedir para a equipe da TV RBA e do DIÁRIO DO PARÁ que registrassem as placas dos carros que estavam abandonados. “Vocês podem filmar as placas dos carros desses policiais safados”, repetia o homem para as equipes de reportagem.

Uma pessoa foi presa. Nilton Barbosa de Vasconcelos seria o dono do depósito. Outra pessoa detida, que não teve a identidade divulgada, entrou no inquérito como testemunha. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário