Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Homicídio em assentamento


Jovem de 22 anos achou o corpo do pai sobre a cama, com um golpe profundo no rosto, em Santa Bárbara
Um crime de circunstâncias ainda desconhecidas acabou com a tranquilidade no assentamento rural 'Abril Vermelho', no município de Santa Bárbara, na Região Metropolitana de Belém. O agricultor e piscicultor José de Ribamar de Oliveira da Silva, 55 anos, foi encontrado morto com um golpe profundo no rosto, feito provavelmente com um terçado. O investigador Jorge Leite, da Delegacia de Polícia Civil do município, diz que ainda não há pistas de quem pode ter cometido o homicídio.
A morte de José de Ribamar ocorreu no último sábado, entre 17h e 19h. De acordo com as primeiras informações prestadas à polícia pelo filho da vítima, Jorge Luís Silva Rubim, 22 anos, o homem foi encontrado deitado em sua cama com uma única e profunda fenda na face. O corpo estava na diagonal calçado com um único lado do par de botas de trabalho, calça de tergal e camisa de tecido com os botões abertos. Ao lado, um lençol manchado com sangue. Na pequena casa, de um único cômodo, nenhum vestígio de confronto entre vítima e assasssino. Tudo estava no devido lugar, inclusive as panelas com comida e um prato com resto de alimento, como se José tivesse jantado antes do crime.
Jorge Luís diz que o único objeto que sentiu falta ao voltar e encontrar o pai morto foi um telefone celular. Curiosamente, a área em que ocorreu o crime não possui cobertura de operadora de telefone móvel. O investigador Leite observou que não há dúvida de que o homem foi assassinado na cama, sem chance de reação. É provável que ele estivesse dormindo quando foi atingido.
O filho da vítima conta que o pai estava bebendo antes dele e um sobrinho adolescente saírem. Mas, já ía se recolher para dormir depois de um cansativo dia de trabalho na escavação de um reservatório para peixes, especialidade de José de Ribamar. Jorge e o sobrinho, que morava com eles no pequeno casebre, saíram por volta de 17h para o município de Santa Izabel a fim de avisar um parente porque a construção onde trabalhavam havia terminado e, hoje, eles partiriam de volta para São Luís do Maranhão, terra natal dos três.
A dupla chegou a dar início a viagem pelas estrada de terra do assentamento, que antes era a área da Fazenda da Denpasa, mas decidiu retornar porque escureceu. 'Ficamos com medo, não ía dar para chegar em Santa Izabel naquela escuridão. Quando a gente voltou, ele estava morto', disse Jorge. A casa fica a 5,7 quilômetros da Estrada do Genipauba, a via asfaltada mais próxima, e os vizinhos mais próximos da cena do crime estão a mais de 500 metros de distância.
O adolescente comentou que no início de fevereiro, José teve sua espingarda roubada por homens que invadiram a pequena propriedade pela parte de trás. A vítima estava morando há cerca de um ano na cidade e os dois rapazes, ajudantes no trabalho de escavação de reservatórios para peixes, chegaram no dia 7 de janeiro para trabalhar com o agricultor. Até o momento o crime continua sem explicação.
Fonte: Amazonia Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário