Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Imprensa internacional repercute greve nas polícias do Brasil

Jornal do Brasil




A proximidade do Carnaval e a ameaça de alastramento da greve das polícias para outros estados fez com que a imprensa internacional voltasse suas atenções para o Brasíl. Nesta sexta-feira, jornais da Espanha, França e Estados Unidos publicaram matéria sobre a onda de violência durante a greve em Salvador, e os transtornos que a ameaça de paralisação pode causar ao Carnaval mais famoso do mundo.

O The New York Times noticiou o aumento no número de assassinatos, que duplicou durante a greve na Bahia. A reportagem ressaltou também que uma greve poderia ser muito problemática para o Rio durante o Carnaval, quando “crimes violentos são uma preocupação mesmo quando as forças policiais estão trabalhando normalmente”.

O jornal americano relata “a desordem e disparidade que caracteriza algumas das forças policiais brasileiras” e ressalta o fraco treinamento e o baixo salário que a policia militar recebe, além das diferenças entre os outros comandos, como a Policia Civil e Federal.
 


A matéria também destaca a disparidade entre os salários de servidores públicos brasileiros, comentando os generosos aumentos e benefícios que os juízes continuam a defender para sí, e também mencionam a existência de ‘supersalários’ para os juízes, em torno de R$23 mil a R$87 mil no Rio de Janeiro.

Na Espanha, o El País enfatizou o grande crescimento econômico que o Brasil vem apresentando nos últimos anos, observando que essa evolução não é acompanhada por setores essenciais como a segurança pública do país.

O jornal francês Le Monde também citou os eventos que acontecem no Rio, comentando a aversão dos bombeiros à prisão do cabo Daciolo, um dos lideres do movimento grevista, e citam o clima de insegurança na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário