Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Quatorze policiais militares se recusaram a trabalhar e foram presos

Comando da PM diz que expulsão na corporação poderá ser sumária.


RIO e VOLTA REDONDA - O comando da Polícia Militar informou que, na manhã desta sexta-feira, 14 policiais já foram presos porque se recusaram a sair para trabalhar. Foram expedidos 11 mandados de prisão preventiva contra oficiais, praças até mesmo um coronel. O Conselho Disciplinar da corporação teve seus trâmites reduzidos e, a partir desta sexta-feira, as expulsões na corporação poderão ser sumárias. Os militares que estão de serviço e se recusarem a sair para trabalhar serão presos, submetidos ao conselho e poderão ter seu processo tempo de expulsão reduzido em até 50%. Ainda de acordo com o comando da PM, as faltas e falhas estão sendo supridas. Há problemas isolados, mas o patrulhamento está caminhando para a normalidade.

Dois líderes vão se apresentar no QG

Dois líderes do movimento grevista da Segurança, o major da reserva Hélio Oliveria e o cabo PM João Carlos Gurgel, que estão com a prisão decretada, informaram que vão se apresentar ao Quartel General da corporação, no Centro. A informação foi dada durante uma entrevista coletiva, em que voltaram a falar sobre suas reivindicações. Segundo eles, além de reajuste do piso salarial para R$ 3.500, a categoria exige a libertação do líder dos bombeiros, o cabo Benevenuto Daciolo. Eles estão reunidos na sede da coligação da Polícia Civil, na Rua Sete de Setembro, e pretendem seguir a pé até a Rua Evaristo da Veiga, onde fica o QG, acompanhados de outras lideranças da Polícia Civil e dos Bombeiros. O cabo Gurgel contou a polícia chegou à casa dele para prendê-lo por volta de 7h, mas que ele já tinha saído para a coletiva. Eles não souberam fazer um balanço da greve.

Críticas à legitimidade do movimento

Em entrevista à GloboNews TV, o porta-voz da Polícia Militar, coronel Frederico Caldas, frisou que apenas o comando central da PM é legítimo para mediar as negociações com o governo do estado:

- É absolutamente inaceitável que as pessoas se digam líderes de um movimento que não é legítimo e que não tenham no comandante-geral a figura central dessa negociação. Só o comando central da PM é legítimo para mediar as negociações com o governo do estado - afirmou, acrescentando que, diante dessa situação, não há outra alternativa a não ser cumprir o Código Militar.

Caldas explicou que as aspirações da PM forma encaminhadas pelo comandante-geral, que é o negociador oficial da PM com o governo.

- O governo sinalizou com boa vontade às demandas da PM. Não vamos tolerar que os policias cruzem os braços ou comprometam a segurança e a hierarquia da corporação - afirmou.

Comando dos bombeiros diz que escalas são cumpridas

O secretário de Defesa Civil e comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, informou, na manhã desta sexta, que todas as escalas de serviço do quartel estão sendo cumpridas normalmente. O comandante da corporação disse que passou a noite no Quartel General obtendo informações de todos os comandantes de quartel e observou que a adesão à greve, aprovada na quinta em assembleia na Cinelândia, é muito pequena. Segundo ele, até o Grupamento Marítimo, que teria aderido à greve de forma integral, está funcionando. Houve uma falha nos postos nas praias, mas, segundo o comandante Sérgio Simões, já foram cobertas e os postos estão ocupados normalmente.

- Os cerca de dois mil que ontem aprovaram a greve não representam a corporação, são um bando de baderneiros. Não há adesão. Estou no quartel monitorando pessoalmente tudo isso - disse.

O coronel Sérgio Simões informou, ainda, que caso haja falta no serviço diário, as justificativas serão avaliadas pela corporação. Caso a ausência no serviço não seja jusficável, serão observadas as punições previstas nos estatutos militares. O coronel informou, ainda, que até agora o único mandado de prisão expedido foi mesmo para o cabo Benevenuto Daciolo.

Mais de dez bombeiros estão em frente ao Corpo de Bombeiros de Copacabana. Segundo o bombeiro José Alair eles chegaram em frente ao quartel por volta de 1 da manhã e ficarão até que as reivindicações de melhora de salário e a liberação do cabo Benvenuto Daciolo sejam atendidas.

Três presos em Volta Redonda

O comandante do 28° BPM (Volta Redonda), coronel Igor Magalhães Borges Pires, mandou prender na manhã desta sexta-feira os cabos PMs identificados apenas como Pablo Rafael e Freitas e o soldado Reis. Os três representam a comissão estadual de greve nos batalhões do Sul Fluminense. A informação foi confirmada pelo advogado João Campanário, defensor dos três. O comandante Igor Magalhães disse que não está autorizado pelo comando geral da PM a dar declarações à imprensa.

Ainda nesta sexta-feira, chegaram a Volta Redonda cerca de 100 policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) em 20 viaturas e um ônibus para reforçar a segurança na região. Eles estão concentrados no bairro Aterrado aguardando determinações do comandante do 28° BPM e dizem também não estar autorizados a dar entrevistas.

Policias civis também aderiam à greve no Sul Fluminense. Nas delegacias, cartazes mostram apoio ao movimento e os policiais afirmam estar registrando apenas flagrantes e serviços mortuários. A 93° DP (Barra Mansa) chegou a fechar as portas, mas a delegacia já foi reaberta.

Após o início da greve, já foram registrados um homicídio, uma tentativa de homicídio e um roubo em Volta Redonda. Um homem morreu e a outro está em estado grave no Hospital São João Batista após serem baleados nessa madrugada. A polícia apura se o crime foi cometido por rixa de gangues de tráfico de drogas, mas não deu mais detalhes sobre o caso. Por voltas das 2h da madrugada desta sexta-feira, homens renderam dois frentistas e levaram os celulares e dinheiro das vítimas.

O 28° BPM é responsável pelo policiamento ostensivo nos municípios de Volta Redonda, Barra Mansa e Pinheral, com um total de mais de 600 policiais. Estão paralisadas as operações também do 10° BPM (Barra do Piraí) - que abrange o maior número de municípios no Sul Fluminense -, do 38° BPM (Três Rios), do 37° BPM (Resende) e do 33° BPM (Angra dos Reis).



Nenhum comentário:

Postar um comentário