Pesquisar este blog

domingo, 5 de fevereiro de 2012

MAIS UM BOLETIM DA GREVE PMBA

Bancada de oposição é contra a utilização da força

Em comunicado divulgado no início da noite deste domingo (5), a bancada de oposição da Assembleia Legislativa informou que é “totalmente contrária” à utilização da força para a retirada dos policiais militares que estão acampados no local há seis dias. De acordo com os oposicionistas, o governo precisa aprofundar o diálogo com os líderes do movimento e esgotar todos os meios de negociação antes de qualquer outra decisão. Os parlamentares afirmaram, ainda, que temem pela integridade física dos policiais militares que estão na AL e dos soldados do Exército, caso haja uma invasão às dependências da Assembleia. Nesta tarde, o presidente da Casa, Marcelo Nilo, pediu ao Exército para desocupar o local o mais rápido possível.

Prisco convoca cordão humano para evitar entrada dos militares

O líder do movimento grevista Marco Prisco acaba de fazer um pronunciamento para os manifestantes em frente a Assembleia Legislativa. O clima está tenso, mas segundo Prisco, os grevistas não vão sacar as armas. Os policiais que aderiram ao movimento grevista preparam um cordão humano na entrada do Legislativo baiano para evitar a entrada do Exército.

Em seu discurso, Prisco afirmou que foi informado pelo coronel Castro que a sua prisão será efetuada hoje e que ele será enviado para o presídio federal, que não vai ficar na Bahia. “Para o presídio federal eu não vou”, disse e foi aclamado pelos manifestantes.

Prisco a todo instante insistiu para que os colegas não sacassem as armas. “Não vamos dar razão para que eles digam que somos radicais”. O líder grevista diz ainda que já foi lhe dito que as tropas estão a caminho da Assembleia.

Contudo, até às 18h30, não havia a presença confirmada de nenhum batalhão no local.

Foto: Roberto Viana // Bocão News
 

Marcelo Nilo dá ultimato a grevistas


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcelo Nilo (PDT) deu um ultimato aos grevistas que ocuparam o palácio Luís Eduardo Magalhães na última terça-feira (31). Em entrevista coletiva na tarde deste domingo (5), no Quartel da Mouraria. Nilo foi enfático ao dizer que quer o prédio da Assembleia desocupado até às 23h59 de hoje.

“A forma com que isso será feito é problema do Exército”, disparou o parlamentar. O comandante geral do Exército na Bahia, general Dias estava ao lado do presidente do Legislativo, mas não se pronunciou.

Nilo disse ainda que o governador Jaques Wagner ainda não foi informado da decisão. Isso a despeito da desconfiança de quem acompanhou coletiva. Contudo, de acordo com o parlamentar, a relação entre os poderes é harmônica, mas também é independente.

Na entrevista não ficou claro se os militares vão invadir o prédio do Legislativo ou se a declaração será acompanhada por uma estratégia e pedido de saída pacífica dos grevistas. Nilo deixou claro que “jogou a toalha” quanto às negociações.

“Não vou dar espaço para foragidos da lei ficarem armados dentro de um prédio público. Já são cinco dias de manifestação”. Ele afirma que esteve com Prisco, líder do movimento policial, em três oportunidades e que houve intransigência por parte dos manifestantes.

Leitores do Bocão News entraram em contato com site para afirma que a movimentação no Quartel da região está intensa e anormal. Eles afirmam os helicópteros que antes sobrevoavam a área da Assembleia agora estão parados. O presidente do Legislativo disse ainda que há setores do Palácio Luís Eduardo Magalhães que já estão ocupados por soldados do Exército.

A Tropa de Elite do Exército chegou em Salvador nesta tarde. Na manhã deste domingo, crianças, mulheres e idosos estavam nas dependências do Legislativo baiano.

Foto: Roberto Viana // Bocão News

Nenhum comentário:

Postar um comentário